Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PET-CT ou PET-SCAN


O PET-CT é uma tomografia computadorizada (TC) normal, unida a uma tomografia por emissão de pósitrons (PET), cujo "contraste" utilizado faz com que as células com atividade da doença "brilhem" nas imagens do exame. Aí as 2 imagens são unidas, e temos como visualizar se a doença está ou não ativa, sem necessidade de biopsiar novamente depois dos tratamentos. Atualmente é o exame de imagem mais preciso para detectar imagens de atividade metabólica de células cancerígenas. 

É o exame que mais conforto eu sinto na hora de fazer, apesar da enorme apreensão e ansiedade pelo resultado (nem abro mais os meus, peço a alguém).

Existe um preparo com relação à alimentação no dia anterior (massas e doces devem ser evitados) e também exercícios e esforço físicos. No dia é preciso jejum de 6 h, mas a água é liberada (sem exagerar, né). Quando chegamos ao hospital, eles dão um "start" e o medicamento é enviado, pois tem uma vida útil muito pequena, de algumas horas. Passamos por uma pequena entrevista com um médico, respondemos algumas questões a respeito da doença, dos tratamentos, estado geral e entregamos exames de imagem anteriores (PET, TCs, Cintilografia, etc) para estudo comparativo na hora de interpretar o exame e fazer seu laudo. Depois disso aguardamos um pouquinho e o medicamento é injetado numa veia (uma seringa pequena, semelhante à de injulina), ficamos alguns minutos em repouso, bebemos um copinho de metamucil com um “tang” amarelo (mas é um único copinho, não aquela jarra de contraste que precisamos tomar em algumas tomos.), e então somos liberados para comer – nos dão um lanchinho. Então é marcado o horário para voltar ao setor (40 min depois) e ir para a sala onde fica o equipamento. Durante o exame eles colocam um cobertor sobre nós e nos prendem confortavelmente à maca que entra no tomógrafo. Mas é hiper tranqüilo.


No hospital em que faço o exame, podemos levar CD de nossas músicas preferidas, que é tocado enquanto ficamos deitados na máquina. A máquina é um tomógrafo duplo, um faz as imagens de TC normal e o outro o PET (tomografia por emissão de pósitrons). Leva cerca de 30 ou 40 minutos. Ficamos numa única posição, sem precisar levantar e abaixar os braços,  nem prender a respiração ou parar de engolir como nas TCs.

Eu queria ter feito esse texto há muito tempo, mas antes tarde do que nunca! 
Aproveitei um tópico que respondi na comunidade "Doença de Hodgkin" e só enfeitei um pouquinho aqui no blog. Aqui vão os links de outras postagens sobre meus PET-CTs:


Sobre meu 1º exame: http://encontrandodrhodgkin.blogspot.com/2009/08/meu-1-pet-ct.html

Acho que preciso escrever sobre o meu 2º exame, de novembro de 2009...

Sobre meu 3º exame: http://encontrandodrhodgkin.blogspot.com/2010/04/22-de-abril-de-2010-100-dia.html

Sobre meu 4º exame: http://encontrandodrhodgkin.blogspot.com/2010/08/as-lagrimas-que-precisavam-cair.html

3 comentários:

  1. Bem interessante.
    A gente fica imaginando mil coisas, e você diz que é tudo fácil.
    Legal.

    Beijo

    Dani

    ResponderExcluir
  2. Olá, Carin!!
    Muito esclarecedor este post.

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante a forma como abordou a realização do exame. Já fiz uma vez e irei fazê-lo novamente, em breve. Devo acrescentar, por oportuno, que não ganhei nenhum lanche durante a realização do exame, o que ocorreu somente após o término dele. Realmente, é um exame sem qualquer "impacto emocional", uma vez que algumas pessoas tem medo dessas máquinas (fobias). Me senti muito à vontade, os profissionais que operam os equipamentos são muito atenciosos e nos tratam muito bem. Mais uma vez, agradeço pela informações prestadas. Foram úteis. Walter

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin