Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

sexta-feira, 27 de março de 2009

Extra! Extra! Novidades: capacete refrigerado (para quimio??)

Li numa comunidade sobre quimioterapia e fui pesquisar, mas ainda não me convenci. Será que isso é sério?
.............................................................................................................................................
Ih! Mal postei aqui e já encontrei uma contra-indicação para mim... Vejam o trecho abaixo (principalmente o grifo em vermelho).
A alegria durou pouco! kkkkkkkk
Mas tudo bem, o que importa mesmo é seguir todo o tratamento direitinho, ser feliz e ter saúde. Cabelo cresce!
O efeito nos cabelos
Algumas drogas causam queda dos pêlos e cabelos. O termo médico para a perda dos cabelos é "alopecia". Tal efeito é transitório e reversível: os cabelos voltam a crescer assim que o tratamento termina. O paciente pode perder todos os cabelos ou apenas uma parte. Tudo depende das drogas utilizadas.Algumas sugestões para melhor lidar com a perda dos cabelos:

* Lembrar o paciente de que o efeito é temporário e reversível;
* Cortar os cabelos bem curtos antes da quimioterapia, ou mesmo raspá-los, pode permitir uma melhor adaptação do paciente;
* Para melhor passar por essa fase, é possível usar perucas ou apliques de cabelo. Se o paciente optar por esta estratégia, ele pode cortar uma mecha dos cabelos antes do tratamento, de modo a poder escolher a cor e a textura que melhor se assemelhem aos cabelos naturais;
* Algumas pessoas preferem não usar perucas. Chapéu, gorro, lenço ou boné podem ser vestidos para proteção do couro cabeludo;
* Aplicar creme hidratante no couro cabeludo em caso de secura;
* Para os pacientes que permanecem com um pouco de cabelo: evitar colorações, utilizar um xampu suave e uma escova macia;
* O uso de um “capacete refrigerado” pode ser proposto para prevenção da queda de cabelos.
Infelizmente essa medida é contra-indicada para quase todas os cânceres do sangue. O médico será capaz de indicar o uso do capacete em situações específicas.
A quimioterapia e os cabelos
http://www.agencia.ecclesia.pt/pub/42/noticia.asp?jornalid=42&noticiaid=59837

A quimioterapia, ao atacar as células cancerosas, destrói as outras células que têm a capacidade de se renovar mais rapidamente e deste modo, também, as células que dão origem aos cabelos e aos pelos. No decurso de um quimiotratamento, é natural que os cabelos, as sobrancelhas, as pestanas, e os pelos, de um modo geral, comecem a cair, voltando a aparecer após a paragem desse tratamento.

A queda dos cabelos e dos pelos, apesar de bastante frequente, nem sempre é uma constante. Depende da natureza das moléculas que compõem o tratamento da quimio, das doses administradas e da natureza dos cabelos. Sabe-se que o uso de um chapéu, boné ou capacete refrigerado, pode evitar ou retardar a queda dos cabelos. Com o arrefecimento da cabeça diminui o afluxo de sangue ao couro cabeludo diminuindo, deste modo, a quantidade de medicamento que aí possa chegar por via sanguínea.Os cabelos devem ser preferentemente curtos e o capacete refrigerado deve ser colocado 10 minutos antes do início da administração do medicamento e retirado cerca de 30 minutos após.

Que cuidados tomar com os cabelos durante o tempo da quimioterapia?Devem ser tomados alguns cuidados para evitar ou atenuar a queda dos cabelos:Lavar os cabelos na véspera da sessão de quimioterapia e, depois, evitar lavá-los nos 3 a 8 dias que se seguem ao tratamento.Além de não lavar tão frequentemente, deve usar-se um champô suave e em pequena quantidade.Evitar o calor do secador.Evitar as tintas para o cabelo, as permanentes e outras formas de tratamento capilar que sejam agressivas para os mesmos.Usar uma escova de cabelo muito macia.

Outros conselhos para se proteger de alguns inconvenientes da quimioterapia.Também se pode evitar a queda das sobrancelhas e das pestanas aplicando uma bolsa de gel arrefecido sobre e à volta dos olhos.As unhas, que se tornam mais frágeis durante a quimioterapia, devem ser protegidas por meio de luvas e também arrefecidas durante as sessões de tratamento. Também se pode usar um verniz de unhas na véspera e no dia do tratamento: aplicar duas camadas de verniz com silício, e por cima mais duas camadas de verniz escuro não nacarado.

Saúde Raul Amaral-Marques 08/05/2008 08:29

4 comentários:

  1. Ufa..! ainda em que cresce..
    Já estou sentindo falta das minha madeixas! (:

    ResponderExcluir
  2. os meus cabelos estão crescendo..
    estão crescendo os meus cabelos..

    ResponderExcluir
  3. Ahh...de certo modo fiquei "gatinho" com pouco cabelo...ehehe

    Mas como adorava passar gel e fazer mil pentiados, dá aquela saudade...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos comentários!

    Dá saudade mesmo...
    Mas até que foi bom, pois eu não queria de jeito nenhum ter cabelos curtos, e muita gente dizia que meu cabelo comprido não estava com nada...

    Agora posso usar 2 versões oficiais:
    - meu CHANEL lisinho e
    - meu JOÃOZINHO

    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin