Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

segunda-feira, 13 de abril de 2009

A vida fala conosco constantemente, nós é que raramente a escutamos...

Só me dei conta de que 08 de abril era Dia de Luta contra o Câncer quando li os blogs da Bárbara e da Bruna, já no comecinho da noite da quarta-feira. Mas o que quero comentar agora, é a reportagem que assisti sobre o GRAACC hoje à tarde, na Record.

O programa Balanço Geral inteiro mostrou a Brinquedoteca e a Quimioteca do GRAACC, aqui em São Paulo. O apresentador conversou com várias crianças e adolescentes que ali estavam, bem como com seus familiares e algumas voluntárias e funcionárias. Como estamos na semana da páscoa, o Coelhinho da Páscoa passou por lá distribuindo deliciosos ovos de chocolates daqueles que eu mais gosto (da fábrica de chocolates que eu era quase vizinha na infância).

Cada criança contou um pouco de seu tratamento, mas todas com olhares brilhantes e sorrisos nos lábios, sem qualquer tipo de tristeza. Algumas foram mais comunicativas e outras mais tímidas, mas todas vitoriosas.

A vida nos faz mudar, nos faz enxergar o que precisamos, não só aquilo que escolhemos.

Por algumas dessas coincidências, que na verdade são as chamadas que a vida nos dá, para que possamos perceber o que é importante, tenho algumas considerações a fazer agora.

Muitas dessas crianças não são de São Paulo, são de outras cidades e até mesmo de outros estados brasileiros, mas encontram na instituição o tratamento necessário para se curarem, o que ainda não é possível em todo o Brasil. Durante o programa, ao saber que uma das crianças é de Maceió, o apresentador tentou cantar a minha velha conhecida canção sobre essa cidade:

M de mar
A de amor
C de carinho, céu e mar de Maceió
E de eterno
I de ilusão
Ó Maceió você roubou meu coração...

E outra menina, que estava ao seu lado, tentou ajudá-lo a lembrar da letra. Então soubemos que essa menina é do Ceará.

Conversa vai, conversa vem... Chegou a vez dessa garota falar de seu caso.

Disse que a doença se manifestou em seu pulmão e que depois de 6 anos tratando, passou por um transplante. Mas para minha surpresa (e também de muitas outras pessoas, inclusive do apresentador), ela disse que não precisou de um doador, o transplante foi dela mesma, uma transfusão de sangue.

Isso nos dá a entender, que o transplante ao qual ela se referia, era um transplante de medula óssea autólogo. Provavelmente ela teve um linfoma no pulmão, e depois de outros tratamentos, com quimioterapia, fez o tmo.

Mas a história não parou por aí. A parte mais importante e impactante veio em seguida.

Ela só tem 20 anos, e desde os 17 vem se tratar sozinha!

Até os 17 a mãe a acompanhava, mas depois seu pai a expulsou de casa. Ela disse também que apanhava de seus irmãos. E não sabe para onde irá quando for liberada do tratamento aqui em São Paulo.

Diante de tal história, me convenci ainda mais, de que não tenho nada a reclamar, nada a lamentar. Pelo contrário, só tenho o que agradecer!

Espero que a vida dessa menina dê uma guinada daqui para a frente e que tudo seja bom para ela, que seja plenamente feliz e realizada.

É isso...

8 comentários:

  1. queria ter visto a matéria, essas são aquelas que nos fazem chorar, e mais do que isso, nos fazem ver que a nossa vida (a minha de uma pessoa que não tem nenhum problema de saúde), é uma vida incrível, que não há do que reclamar, histórias como essa não são pra gente ter orgulho da pessoa que vemos, mas pra ter vergonha, muitas vezes, da pessoa que somos, que reclamamos de tudo e de todos, não digo você, que também passa por situações difíceis e é um outro grande exemplo, mas digo pessoas como eu, que tem tudo pra fazer dar certo, e muitas vezes para pra reclamar, eu ainda bem reconheço que a minha vida é uma caminhada, e que não da pra parar, tem sempre que estar correndo atrás de alguma coisa.

    e deixa eu te falar, no fantástico ta passando uma matéria com Dr. Dráuzio Varela, sobre transplantes, é bem interessante, vai passar todos os domingos, tenta assistir.

    e ouve a matéria amanhã, tenta repassar ela, porque informação é sempre bem vinda.

    =* beijo grande, querida.

    ResponderExcluir
  2. existem historias piores ........
    dores piores...

    cada um pode aguentar muito...
    ou pouco.....

    ee a força vem, nao sei de onde!

    fui a sampa na terça e resolvi voltar na terça mesmo.... a expectativa era muito grande..... e nao quis me alongar na cidade...!!!!


    vou voltar paa passear... daí, tomamos um café ou um chops, juntas

    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Cristine! Como vai lindinha? Não assisti a essa reportagem porque não fiquei sabendo. Conheço o Hospital do GRAACC e a Casa de Apoio. Também conheço várias crianças e adolescentes com histórias incríveis. A maioria é triste,mas também conheço várias histórias de superação, de cura e mesmo depois da cura e da volta das crianças às suas cidades, continuam nos contatando. É maravilhoso conversar ou ler cartinhas desses seres tão especiais e lindos. É isso que me dá prazer em ser voluntária com crianças com câncer. (ver Projeto Felicidade - www.felicidade.org.br)Um dia,quando vc tiver disponibilidade, conversaremos sobre aquela sua idéia de levar musicoterapia às crianças. Por enquanto, receba todo o meu apoio e carinho. Beijos a você e abraços a todos que comentam aqui.

    ResponderExcluir
  4. O comentário acima é meu: Lúcia Fonseca

    ResponderExcluir
  5. É nesse tipo de história que temos que arrancar ainda mais força pra continuar a nossa batalha.Cada um está lutando não importa o tamanho do seu oponente, a gente continua, leva um soco, cai e levanta.E cada vez que levantamos estamos ainda mais fortes.E assim vamos no aprendizado da vida, com nossas bagagens e nossos aprendizados.
    O importante é não desistir nunca.

    Força pra gente!
    um beijo

    ResponderExcluir
  6. Força, querida!
    Passei aqui pra te mandar um beijo enorme!

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem?

    Meu nome é Fernanda e trabalho no oncoguia - www.oncoguia.com.br. Gostariamos de divulgar o seu blog, o que você acha?

    entre em contato conosco
    imprensa@oncoguia.com.br

    beijos Fernanda

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin