Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

sexta-feira, 12 de junho de 2009

À minha primeira amiga virtual e real, Jaqueline Maria Vieira de Almeida

Hoje posto nesse blog com lágrimas rolando em minha face. Lágrimas de saudade de uma menina de 18 anos, que não cheguei a dar um abraço real, apenas virtual.

Por ironia do destino, ou como diz o Edson, pelo "senso de humor duvidoso da vida", minha doce e querida amiga virtual, Jaqueline Maria Vieira de Almeida terminou sua luta com a Doença de Hodgkin nessa quinta-feira, dia 11/6/2009. A maior ironia, é que falei com ela pela 1ª vez no dia 11/2/2009, conforme relatei aqui no blog.

Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2009

Amizades virtuais podem se tornar reais!
Ontem conversei pela primeira vez com uma pessoa que conheci na internet. Telefonei para uma amiga que também está em tratamento para Doença de Hodgkin.Aos poucos o mundo virtual torna-se real, modificando totalmente nossa rotina, nos impulsionando para a frente. O mesmo benefício e apoio que encontrei nas conversas virtuais durante a fase de diagnóstico e tratamento estão me dando uma nova oportunidade: fazer amizades reais.A máscara, ou melhor, o escudo do perfil na internet são retirados para dar vasão à vida real, à voz verdadeira, à imagem atual, ao contato direto. Em breve vou conhecer essa amiga, e com certeza será a primeira de muitas outras visitas e amizades que estão nascendo.

Já nos conhecíamos da comunidade "Doença de Hodgkin", no orkut, mas foi na época em que ela relatou nessa comunidade ter feito o tratamento quimioterápico com ABVD (6 ciclos), mais de 20 sessões de radioterapia e o linfoma ter crescido que nos aproximamos. Isso foi em 23 de janeiro. Nos tornamos amigas virtuais, passamos a "teclar" pelo msn e quando ela veio fazer o 1º ciclo da nova quimio aqui em São Paulo, nos falamos ao telefone pela primeira vez. Eu queria ir conhecê-la no hospital, mas como minha imunidade estava baixa, minha família me convenceu a esperar o tratamento terminar, ou pelo menos não encontrá-la num hospital, onde há tantas doenças transitando pelo ar. Expliquei isso à Jaque e à dona Margarida, e continuamos nossa amizade virtual.

Jaque pretendia cursar medicina, e depois do linfoma, se especializar em onco-hematologia. Fez cursinho no ano passado, mesmo com o tratamento, prestou vestibular, e chegou a passar, mas como teria de mudar de cidade, por todas as circunstâncias, achou melhor estudar mais e tentar novamente depois que tudo isso se resolvesse.

O tempo passou, os ciclos de quimio pré-tmo foram cumpridos, os exames realizados, a coleta das células da medula óssea também, e chegou o dia da internação para o transplante. Jaque colocou no orkut "Temporada paulistana", referindo-se ao período prolongado que permaneceria internada em São Paulo, até sua medula "pegar" e poder voltar pra sua casa, em Aparecida.

Nos falávamos todos os dias, mesmo que fosse apenas para dizer um "oi, como está?" e logo desligar o msn. Isso aconteceu até uns dois dias depois de ela receber a infusão de células de sua própria medula, depois parou de entrar no msn. Achei melhor aguardar um pouco para ligar, e então comecei a telefonar para seu celular, mas estava sempre na caixa postal. Era outro hospital, não consegui falar lá. Enviei alguns torpedos sms, mas parece que até hoje não foram recebidos. O transplante (tmo) foi realizado dias 12 e 13 de maio. Ela disse que sentiu gosto de milho na boca, enquanto recebia a infusão de suas próprias células tronco hematopoiéticas. Até brincamos com isso...

Sempre penso nela, cada vez que abro o msn e o orkut, entro procurando por notícias suas. Mas ontem, em meio a uma confusão que tivemos noutra comunidade, com ciúmes e até mesmo falsa leucemia virtual, não entrei em sua página do orkut. E foi justamente o dia em que as coisas mudaram, o dia em que me parece que sua história neste mundo terminou.

Quem me conhece de perto, sabe o motivo pelo qual escrevi das ironias e senso de humor da vida, relacionando as datas... Parece que a vida quer me mostrar algo nesses dias 11 específicos... Preciso desvendar isso!

Jaque, querida!

Muitas vezes somos egoístas, e pedimos para que as pessoas que amamos permaneçam ao nosso lado, mesmo vendo suas lutas desgastantes e em vão, sem perceber o sofrimento pelo qual passam, pensando apenas na dor da saudade. Descanse desses longos e desgastantes tempos de tratamento e incertezas. Agora estará livre das dificuldades impostas pelos seus encontros com o Dr. Hodgkin, sem as limitações desse mundo primitivo e arraigado de problemas em que vivemos. Alce os maiores vôos e aproveite a liberdade.

Muita luz e paz para sua nova VIDA!

Com amor, da sua amiga

Carin Cristine

9 comentários:

  1. Carin, minha amiga...
    O momento é esse! É o único que existe...e a vida é tênue...e impermanente....

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Muito emocionante o q escreveu... bjsss

    ResponderExcluir
  3. Cris, querida, você escreveu um lindo depoimento. E eu tenho certeza de que onde Jaque estiver, receberá seu carinho e suas lágrimas de saudade. Saudade é o amor que fica!
    Beijos e conte comigo,
    Nena.

    ResponderExcluir
  4. Que ela possa receber todo amor, no outro lado tão temido por nós! bjs. Carine e abraços de amor pra vc!

    ResponderExcluir
  5. Agora ela está em um blo lugar e olhando por todos nós.

    A saudade fica, mas a dor vai embora, a luta dela não foi em vão.

    Beijosss.

    ResponderExcluir
  6. Cris........

    nem sei o que dizer...

    Não sabia da sua ligaçao com ela...

    triste.

    ResponderExcluir
  7. Cris, ganhou um prêmiono meu blog, vê lá depois.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Grandes bjins... é sempre difícil uma partida dessas... :(

    ResponderExcluir
  9. Oi querida,
    Indiquei teu blog para o prêmio "Bolg Dorado".
    Dá uma olhada lá no meu e segue as instruções para publicação e indicação de teus blogs escolhidos.
    Bjs,
    Marilisa - Penso, Logo Insisto.

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin