Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

sábado, 5 de dezembro de 2009

Palavras...



"As histórias e os desafios pelos quais cada um de nós passou e ainda passa são diferentes e semelhantes ao mesmo tempo. Nossas vidas nunca serão as mesmas, muitas coisas mudaram, muitas coisas chegaram, muitas outras se foram. A parte ruim ou fraca de nossas vidas ficou pra trás, junto com a doença, agora somos muito mais fortes, nosso pensamento mudou, e podemos nos lançar em novos desafios, com muito mais confiança, pois aprendemos a planejar as coisas e cumpri-las. (...) Não se preocupe com o que 'pode' acontecer devido às estatísticas, preocupe-se apenas em cumprir suas metas com responsabilidade, desfrutando da nova liberdade." (Carin on 3 jul 2009 at 1:06 #)


Quantas palavras escrevemos e pronunciamos num dia e depois, ao relembrá-las percebemos o quanto a vida, o destino, ou seja lá como queiram chamar, nos prega peças... Algumas vezes nos surpreende com doçura, com alegria, mas muitas outras com ironia, com tristeza, com dores...

A citação inicial deste post foi retirada de um comentário que fiz no blog de um amigo dia 03/07/2009, cheio de entusiasmo, de incentivo e de certezas. Mas na vida tudo é tão momentâneo... Exatamente uma semana depois, dia 10/07/2009, eu chorava ao falar para esse amigo que o resultado do meu PET-CT apontava atividade metabólica, que eu teria de me submeter a mais quimios e ao TMO. Naquele dia meu chão desapareceu, o mundo caiu na minha cabeça. E ele, assim como todas as outras pessoas, me acalmando, me incentivando, dizia que tudo se resolveria.

Hoje, 5 meses depois, tanto eu quanto ele não estamos livres dos tratamentos, pelo contrário, estamos para começar novas fases, cheios de interrogações. Eu ainda não me livrei do linfoma, e ele acabou de fazer uma cirurgia complicadíssima, cujo "material" analisado comprovou tratar-se novamente do câncer. Deixamos quem nos ama aflitos com nossas atitudes, faltas de humor e de paciência.

Há momentos em que tudo parece perdido, como se todos esses tratamentos fossem apenas paliativos, para passar o tempo enquanto algo seja milagrosamente descoberto e possa nos curar no futuro... Sei que não é assim, que a ciência vem pesquisando e avançando continuamente, havendo sim muitos casos como os nossos, que as pessoas estão curadas. Existem sim vários tipos de tratamento e cura para nós, o problema é ter paciência e coragem para enfrentá-los, para suportar seus efeitos colaterais enquanto não terminam.

Mas estamos vivos, estamos nos tratando, estamos nos nossos caminhos. Somos privilegiados por termos acesso a todos os tratamentos necessários. Somos felizes por sermos amados, por termos apoio, por podermos nos cuidar com dignidade. Assim como nós, muitas outras pessoas vivem essas mesmas situações, mas nem todas com as mesmas condições que felizmente estamos cercados. Nossas condições mais favoráveis não são as materiais que nos permitem os tratamentos físicos, mas sim as condições afetivas, essas sim podemos chamar de tesouros, de riquezas.

Eu ando irritada ultimamente, sem querer ouvir as pessoas, sem falar com as pessoas... é uma fase de dúvidas, incertezas, mas também de muita expectativa e otimismo. À medida que os dias passam, estou mais perto de terminar o tratamento cuja penúltima fase está prestes a começar (a última fase será a radioterapia)..

Meus pensamentos estão um tanto misturados, acho que comecei falando de uma coisa e terminei com outra... Preciso rever tudo...

Um comentário:

  1. Estou relendo alguns textos aqui do blog, arquivando-os, e acabo de me deparar com este... Esse amigo do texto é o Gustavo.

    Meu doce amigo...
    Meu nerd do coração...
    Meu bat alface...
    Meu querido Guto...
    Meu... seu... nosso...

    Tantos pronomes possessivos, e agora não podemos mais nos falar. Não do jeito material, só do nosso jeito de todas as horas, pois sempre existiu distância física entre nós, mas estivemos "sempre juntos em pensamento e coração".

    Que saudade, amigo querido!
    Saudade eterna.

    Apesar de tudo o que saiu do controle, você viveu da melhor maneira possível, buscou tudo o que te fazia bem. E é assim que deve ser. Busquemos sempre a VIDA!

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin