Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Papai Noel também veio me visitar...


Estou desde o dia 10/12 internada, em regime de hospital dia, para fazer a 1ª fase do meu TMO autólogo. Essa fase consiste em 2 dias de quimioterapia, hidratação, antibióticos, antifúngico e estimulação da medula óssea, é a chamada fase de "mobilização" das células.

Terça-feira foi feita a 1ª contagem das tais células CD34, que são as células necessárias à coleta para o transplante, o resultado foi zero.

Ontem, quinta-feira, subiu para 8. O mínimo para tentar coletar, é 10. Então a médica e as enfermeiras já me informaram que provavelmente no sábado eu coletaria.

Hoje, elas confirmaram a coleta para amanhã cedo. Mas não chegou a 10... Chegou a 82!!!

Amanhã de manhã vou fazer minha coleta de células tronco hematopoéticas (nome complicadinho). E devo voltar pra casa no final da tarde. Semana que vem terei consulta para saber os próximos passos direitinho.

Essa figura acima, é uma máquina de aférese, à qual ligarão equipos às 2 vias do meu catéter. Por 1 via meu sangue entrará na máquina, será filtrado, as células tronco recolhidas numa bolsa apropriada e todo o restante do meu sangue será devolvido a mim pela outra via do meu catéter. Esse é o procedimento da coleta de células tronco, é semelhante ao de plaquetas, que presenciei quarta-feira, quando minha irmã e meu cunhado fizeram doação aqui no hospital, com a diferença de utilizar o cateter, sem ser preciso puncionar veia alguma.

E para onde vai tudo isso?

As células coletadas irão para o laboratório de criopreservação (parece palavrão). Lá passarão por análise, contagem e serão congeladas a -70º C. Só serão descongeladas no dia em que eu for fazer o transplante autólogo.

Como disse meu querido hemato, dr. Renato, o autotransplante de medula óssea, é como solucionar uma praga numa plantação:
A plantação está repleta de pragas, já tentamos outros remédios, e o sucesso não foi total, então damos um remédio para as pragas diminuírem, sem que percamos as sementes das plantas. Colhemos as sementes e guardamos. Colocamos então um pesticida que acaba com as pragas, mas também com as plantações. Mas temos as sementes guardadas. Então semeamos novamente quando não houver mais nenhuma ameaça.

3 comentários:

  1. Eeeee felicidade que você deve ter ficado na hora hein??

    Parabéns, florzinha, agora é menos uma etapa e logo você já estará realizando o transplante e em breve estará totalmente recuperada e curada.

    Estou muito feliz por você, e aqui sempre olhando e torcendo por você. Qualquer coisa me grita


    Um beijo enorme.

    ResponderExcluir
  2. Menina
    Tentamos entrar em contato contigo dia 24 e 25 , mas , não conseguimos Queríamos ir até aí para fazer uma meia surpresa , e passar um tempinho contigo ... mas , infelizmente não conseguimos ....
    Temos certeza que vc recebeu a energia que iríamos levar para vc .
    Receba agora o nosso carinho ( de todos aqui).
    Ficamos contentes com está notícia postada ..
    Bjo carinhoso
    JC , Iara e meninos

    ResponderExcluir
  3. Carin, vc está sempre nas minhas preces e pensamentos. Força e Coragem falta muito pouco para tudo terminar bem :)

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin