Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Pré-TMO e...

Sábado (26/12) coletei minhas células tronco. Foi preciso apenas 1 semana de estimulação da medula com granulokine para que minhas células CD34 (as células a serem coletadas para o tmo) subissem. Terça-feira (22/12) não tinha nenhuma, a contagem deu zero; quinta (24/12) deu 8, então já me avisaram que provavelmente eu coletaria sábado (é preciso ter 10 para coletar); sexta estavam em 82, e sábado passaram de 100.

Eu só ouvi elogios dos médicos e da enfermeira quanto à cor da medula que ia preenchendo a bolsa durante o processo de aférese. Não senti as tais dores que alguns relatam quando a medula está produzindo muito, apenas um pesinho na região da bacia, nada irritante, podia andar, subir escadas, conversar, fazer tudo. Comi até pizza!

TMO = quimioterapia em altas doses!

Temos sempre muito medo da palavra "transplante", mas a verdade, é que Transplante de Medula Óssea (TMO) ou Transplante de Células Tronco Hematopoéticas (TCTH) não é o tratamento que acaba com o linfoma. A quimioterapia que se utiliza antes do transplante é fortíssima, extermina as células doentes, mas elimina junto todo o nosso sistema imunológico, pára nossa medula óssea (nossa fábrica de sangue). Então, precisamos depois de "zerar" tudo, receber de volta nossas células previamente coletadas e armazenadas a -70º C, pois não podemos apenas esperar que a medula volte a funcionar sozinha com a estimulação dos remédios, é preciso um mínimo de células para incentivá-la a "pegar" mais rápido (vou brincar um pouco, mas... esse "pegar", sempre me lembra "pegar no tranco", rsrs).
E também não é nenhum procedimento cirúrgico, é uma doação de sangue e depois uma transfusão de nosso próprio sangue. Tudo é feito via cateter, sem mais precisarmos puncionar veias, nem mesmo sentir a picadinha certeira no port-o-cath. O cateter para o TMO é um tanto feioso, mas na 1ª vez que ele é utilizado, a gente passa até a achá-lo charmoso, rsrs. Pensem: fazer exames de sangue sem sentir nada, sem perder veias, nada de agulhadas. É bom demais!
Meus cabelitos...

Na quarta-feira, minha irmã estava tirando um cochilo depois de doar plaquetas lá no hospital-dia, e eu deitei também. Desde que levantei, vi que meus travesseiros estavam começando a ficar "povoados", tanto no quarto, quanto no hospital. Então, comecei a mexer no lado esquerdo da cabeça, um pouco acima da orelha... Saíam tufinhos de cabelo (já mediam mais de 2cm)... Uma hora minha irmã abriu os olhos e me disse: Está tão bonito... 

Fui no banheiro verificar o estrago no espelho, havia um buraco careca, rsrs. 

Sabem o que eu fiz? Pedi para meu namorado trazer a máquina à noite para cortar logo, mas não deu tempo... Fui tirando, tirando... Na hora de preparar o almoço, ela me proibiu de entrar na cozinha, fiquei no banheiro arrancando meus cabelos. Mas não deu tempo de arrancar tudo, sobraram os do topo da cabeça (cucuruto), estavam mais resistentes. Passamos o secador a frio, para tirar a cabeleira que estava me pinicando, e eu coloquei minha peruca para poder almoçar. Quando voltei da medicação da tarde, consegui arrancar o que faltava, até cancelei a máquina, rsrs. 

Foi engraçado... Foi a 1ª vez em que não fiquei triste dos meus cabelos caírem, pelo contrário, estava querendo que isso logo acontecesse, pois seria uma maneira do meu corpo mostrar reação à quimioterapia recebida (além dos enjôos intensos que sempre tenho).

Qual será o sabor da minha medula???

Todos os transplantados relatam um sentir um cheiro específico quando recebem suas medulas de volta... Estou curiosa para saber o sabor da minha!!! A Verô e a Jaque sentiram um forte cheiro de milho verde, O Jandeir de cana-de-açúcar, e o Tadeu de Palmito! E esse cheiro costuma inundar o ambiente, não sendo sentido apenas pelo paciente, alguns acompanhantes e familiares até queixam-se de tão enjoativo que é o aroma. kkk Vamos esperar!

Hoje, durante meu almoço, recebi um telefonema do hospital me informando que o convênio já liberou o meu transplante, então segunda-feira passarei em consulta e acho que logo nos primeiros dias de janeiro já faço a quimio de 6 dias, descanso 24h e recebo minha medula sabor... (bacon, pipoca, ervilha, pimenta, pizza, beterraba, rabanete, banana,... cada hora me falam um sabor mais esdrúxulo que o outro, kkk). 

7 comentários:

  1. Carin, que bom ter essa discrição tão simples, para que possiveis pessoas não tenham ou façam um monstro daquilo que irá salvar a VIDA !!! Feliz Ano Novo :)

    ResponderExcluir
  2. Carin,
    Desejo, do fundo da minha alma, que vc consiga VENCER essa "nova" fase.. Não nos conhecemos mas conhecemos uma estrelinha chamada Jaque.. Essa estrelinha mudou o rumo da minha vida e até hoje, 6 meses se passaram de sua partida e não consegui elaborar essa "perda". Gostaria muito de poder conhecê-la, e sei dos cuidados que vc deve receber agora e peço que, assim que possível, entrar em contato comigo. Se possivel, me mantenha informada. Não tenho outra forma de entrar em contato contigo, acho arriscado deixar meu celular e por isso, de inicio, deixarei meu e-mail... mczanardo@hotmail.com..
    (Vivenciei a luta da Jaque na hospitalização. Ela foi uma guerreira, como vc esta sendo agora.)
    Desejo a vc um começo de ano com muita força, saúde e esperança. Peça a Deus que permita seu restabelecimento no tempo certo, com calma e segurança.
    FORÇA MENINA.
    Um grande e estimado abraço
    Cecília

    ResponderExcluir
  3. Carin...estou sempre vibrando muito pra que tudo der certo e dará. Vc é uma guerreira silenciosa e concentrada.
    Na minha adolescencia, eu li um livro, bem pequenininho, chama-se "A Arte de guerra do arqueiro Zen"...ele é sua cara...
    Vc é concentrada e determinada, isso é ser ZEN!
    Estou na sua torcida e vc mora no meu coração!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. mais uma coisa...o sabor será de Vitória!

    ResponderExcluir
  5. To tão feliz por vc, por já ter passado por esta fase...

    Logo logo vc será a mais nova transplantada com cheirinho especial.

    O Tadeu exalava seu cheiro de palmito, tu tinha que ver...


    Feliz Ano Novo (não consegui te ligar...)
    Beijo enorme.

    ResponderExcluir
  6. Saiba que estou aqui te acompanhando todos os dias e estou presente.
    Feliz Ano Novo! 2010!
    Este sabor é de vitória.
    Te Amo

    ResponderExcluir
  7. Olá menina! Acho que não lembra de mim, mas saiba que eu não esqueci de vc, mesmo não comentando. Ler seus últimos posts animados, cheios de humor e relatando suas vitórias, prenunciaram que terei um ótimo ano de 2010. Se o meu será bom por causa de sua cura,imagino o seu - cheio de amor, saúde, planos e alegrias. Olha,eu vou cobrar sua visita ao Projeto Felicidade, pois será bom a energia de uma vencedora entrar em nossa sede. Em troca levará energias de crianças com tudo o que elas possuem de mais puro. De coração, muita, mas muita saúde para você. Beijinhos carinhosos.

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin