Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Vancouver - 2010 lança 'Prêmio Terry Fox'

Prêmio homenageia ativista que lutou contra o câncer

O Comitê Organizador dos Jogos de Inverno de 2010, que serão realizados em Vancouver (Canadá), anunciou nesta sexta-feira a criação de um prêmio olímpico especial destinado aos atletas .
O prêmio Terry Fox será entregue no dia 27 de fevereiro, no fim dos Jogos, a quem representar os mesmos valores do cidadão canadense que dá seu nome à condecoração.
Após perder uma perna por causa de um câncer, Fox iniciou em 1980 uma marcha de ponta a ponta do Canadá que inspirou milhões de pessoas em todo o mundo. Ele morreu dois anos depois, correndo pelas estradas do país.
- Poucas pessoas comoveram esta nação como Terry Fox conseguiu com sua Maratona da Esperança e ainda consegue, quando a cada ano centenas de milhares de canadenses lhe homenageiam em corridas em prol da luta contra o câncer. - disse o executivo-chefe do comitê organizador , John Furlong.
Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 terão início no dia 12 de fevereiro.

Autor: EFE
http://www.espbr.com/noticias/vancouver-2010-lanca-premio-terry-fox

Para conhecer a Fundação e o Instituto de Pesquisa Terry Fox, visite os sites:
Fundação Terry Fox
Instituto de Pesquisa Terry Fox



Terry Fox e a maratona da esperança
Data: 04 de junho de 2008
Produção e pesquisa: Marcelo Ponce



Terrance Stanley Fox, mais conhecido como Terry Fox nasceu no dia 28 de Julho de 1958, em Winnipeg, província de Manitoba, no Canadá. Terry foi um atleta e mais notavelmente, um ativista para o tratamento do câncer no Canadá.
Quando era criança a sua família mudou-se para a cidade de Port Coquitlam, na Colúmbia Britânica, situada na costa oeste do Canadá.
Enquanto adolescente, Terry Fox envolveu-se na prática de diversos esportes escolares. A vida seguia tranqüila até quando em 1976 diagnosticaram-lhe um sarcoma ósseo (cancro nos ossos) na perna direita, que lhe seria amputada 15 centímetros acima do joelho no ano seguinte.
Mas nem por isso Terry se vergou ao sofrimento.  A possibilidade de ter sua vida ceifada por esta doença tão impiedosa o sensibilizou a  dedicar  sua vida daquele momento em diante a uma única causa, contribuir para a cura do câncer. E assim Terry o fez. Não só pelo seu próprio drama pessoal, mais também pelo sofrimento dos seus demais   companheiros de hospital. Impulsionado por isto decidiu se lançar em uma longa corrida a qual chamou de Marathon of Holpe (maratona da esperança em português). Ele decidiu cruzar o país de costa a costa para angariar fundos para na luta contra o câncer.
Terry partiu de St John's, na costa leste do Canadá em 12 de abril de 1980 para aquela que seria a sua ultima prova de resistência, tenacidade e valentia. Ele percorreu em 143 dias 5.300 Kms correndo em média UMA MARATONA POR DIA. Pedindo a cada canadense um dólar para a campanha. Em meio a todo tipo de adversidade, muitas delas tão bem conhecidas por nós corredores tais como  fadigas crônicas e longas distâncias em percursos quase intransponíveis, Terry ainda enfrentou outras grandes dificuldades tais como seu inusitado encontro com um lobo e com outros animais bem mais perigosos, como motoristas irresponsáveis e Um jornalista inescrupuloso que havido por querer se promover frente ao ato heróico e benevolente de Terry, tentava inexplicavelmente depreciar seus feitos. Independentemente das dificuldades Terry já havia arrecadado 24 milhões de dólares canadenses. Até o  dia 1 de setembro de 1980, quando fora obrigado a parar sua longa maratona em thunder Bay (Ontário), pois o câncer do qual ele acreditava ter se livrado, acabara não só se manifestando novamente como também se alastrando até os seus pulmões.
Terry Fox acabaria por ser arrebatado pela morte em 28 de junho de 1981, exatamente um mês antes de completar 23 anos. Era o fim trágico de um homem e o inicio do mito. Terry Fox foi proclamado herói nacional no Canadá tendo seu nome e sua história recebido várias honras. Em uma pesquisa de opinião, Terry foi considerado pela opinião publica como o canadense mais famoso do século XX.
A morte pode ter levado Terry Fox, mais não o derrotou. Isto porque hoje a fundação Terry Fox continua a mesma luta que um dia aquele obstinado jovem começou. Esta fundação organiza corridas em varias partes do mundo para recolher fundos para a pesquisa no combate ao câncer. atualmente realizam se cerca de 200 provas em paises tão diferentes como Portugal, Bélgica, China, Austrália, Cuba, dentre outros. No Canadá, como sempre, a corrida Terry Fox é realizada no segundo domingo de Setembro, após o dia do trabalhador. (Fonte:AtletaZen)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin