Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

sábado, 24 de abril de 2010

22 de Abril de 2010 - 100º Dia

D100 ou Dia 100 ou ainda 100º Dia pós transplante de medula óssea!

Nesse aniversário do descobrimento do Brasil cheguei ao centésimo dia após o recebimento de minhas células progenitoras hematopoéticas pós quimioterapia de altas doses, que simplesmente aniquilou com o linfoma de Hodgkin.

Hoje posso afirmar isso, pois o resultado do PET-CT acusou apenas uma baixa captação da glicose artificial utilizada para marcar as áreas de atividade cancerígena. No próprio laudo há uma observação dizendo que tal achado refere-se a provável inflamação na região. E realmente, é na região em que a herpes zoster se manifestou recentemente. Mas mesmo assim, como em novembro a atividade era alta nesse local, será irradiado preventivamente.

Passado todo esse tempo, acho que preciso tornar pública a dedicação de algumas pessoas queridas nessa fase tão delicada pela qual passei. Destaco três pessoas que se revezasram para se internarem junto comigo naquele flat/hospital dia nos meses de dezembro e janeiro: minha mãe, minha irmã e o Edson.

Também tenho muito a agradecer a outros familiares e amigos, que se fizeram presentes mesmo que de longe, através de conversas, e-mails, recados, visitas e doações de plaquetas.

A equipe do hospital dia também foi impecável, todos sempre muito cordiais e solícitos para atender o mais rápido e adequadamente possível qualquer necessidade que tive. Nenhum pedido ficou sem resposta positiva, mesmo nos dias mais atribulados. E até hoje, que só vou lá para trocar o curativo e limpar o cateter, sempre que preciso de algo sou muito bem atendida.

Também conheci os outros pacientes e seus familiares, o prédio de 12 apartamentos transformou-se realmente numa vizinhança, em que as pessoas se cumprimentavam todos os dias, conversavam e vibravam com os progressos de cada um. Ao mesmo tempo, quando alguém estava em fase mais complicada, nos apoiávamos mutuamente, cada um à sua maneira. E algumas amizades ficarão para sempre.

Foi um tempo difícil que jamais esquecerei, mas não por causa das reações indesejáveis do tratamento e da enorme incerteza, e sim pela oportunidade de ter pessoas queridas e que nem sempre tive convivência juntas comigo. Foi uma grande oportunidade de crescimento e de conhecer melhor quem eu amo. 
Obrigada, mãe!
Obrigada, Déborah!
Obrigada, Edson!

3 comentários:

  1. Parabéns!

    De um em um fazemos cem dias!!
    De cem em cem dias, fazemos uma VIDA!!!

    ResponderExcluir
  2. Carin, parabéns!
    Mais uma vitoriosa nessa luta tão difícil.

    Bj grande

    ResponderExcluir
  3. Oi Carin,
    Quero te parabenizar por mais essa etapa vencida.Acompanho a tua jornada contra o câncer já há algum tempo e sempre admirei tua força e determinação. Sei que sofreu um bocado, mas sempre com a cabeça erguida e com fé no amanhã.
    Tenho uma comunidade no orkut que se chama Câncer, vai se ...#&*%!§¢£ (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=73560489)e temos lá um menino que fez o transplante autólogo de medula há poucos dias. Seu estado é delicado, mas tudo corre dentro da previsão médica.
    Seria muito bom tê-la por lá para dar um auxilio e conforto para a familia, já que passou por tudo isso e poderia contribuir muito com eles. Fica aqui o convite, ok??
    Te esperamos por lá.
    bjs

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin