Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

terça-feira, 13 de abril de 2010

RadioterapiaS

A radioterapia pode ser feita como tratamento exclusivo ou pode ser usada em combinação com outros tratamentos oncológicos como quimioterapia e a cirurgia.

Telerapia
Cerca de metade a 2/3 dos pacientes com câncer irão receber algum tipo de radiação em alguma etapa do tratamento oncológico. O tratamento com Radioterapia pode ser feito de várias maneiras, usando diferentes tipos de radiação. A dose de radiação e também o tempo de duração do tratamento depende de vários fatores como, por exemplo, tipo de tumor, localização e estadiamento, além de algumas individualidades de cada paciente.

Radioterapia pode ser usada para tratar quase todos os tipos de tumores sólidos, incluindo cânceres dos tratos gênito-urinário, gastro-intestinal, tumores cerebrais, sarcomas, tumores de cabeça e pescoço, tumores ósseos, tumores de pele, de pulmão e de outros sítios anatômicos. Também pode ser usada para tratar leucemias e linfomas.
O objetivo do tratamento pode variar, podendo visar a completa destruição do tumor, a prevenção de recidiva tumoral ou mesmo a redução tumoral e alívio dos sintomas causados pelo tumor. Qualquer que seja o objetivo do tratamento é o médico quem faz a programação do que será feito, sempre de modo a poupar o máximo de tecido normal possível.

Braquiterapia


Alguns termos que você pode ouvir:

Radioterapia profilática ou preventiva - a radiação é feita em áreas sem evidência de câncer, de forma a prevenir o crescimento de células tumorais.

Radioterapia paliativa - a radiação é feita em áreas sem evidência de câncer, de forma a prevenir o crescimento de células tumorais.

Radioterapia curativa - é feita com o objetivo de eliminar por completo o tumor.

Radioterapia neo-adjuvante - é feita antes de outro tipo de tratamento oncológico (cirurgia e/ou quimioterapia). Pode ter o objetivo de facilitar o momento cirúrgico, por exemplo.

Radioterapia Adjuvante - é a radiação feita após algum outro tipo de tratamento oncológico, complementar a este.

Radioterapia externa ou teleterapia - a radiação é gerada por aparelho que se encontra distante da área a ser tratada. Geralmente é feita em pacientes que se encontram fora do hospital, não havendo necessidade de internação para o tratamento. Teleterapia é usada para tratar quase todos os tipos de câncer, incluindo bexiga, cérebro, mama, colo de útero, laringe, pulmão e próstata, entre outros. Também pode ser usada para aliviar a dor ou outros sintomas causados pelo câncer metastático.

Radioterapia interna ou braquiterapia - usa radiação colocada junto ao tumor ou muito próxima a ele. A fonte de radiação geralmente é selada o que impede o contato direto da fonte radioativa com o paciente. A braquiterapia é feita por meio de cateteres, sementes ou agulhas. Isto é chamado de implante ou inserção. Em alguns casos, para se fazer braquiterapia, é necessário que o paciente permaneça internado. Braquiterapia pode ser feita de duas maneiras:            
Intersticial - à é feita a inserção de catéteres ou agulhas dentro do tecido próximo ou dentro do tumor. É usada para tratar tumores da cabeça e pescoço, próstata, colo de útero, ovário, mama e regiões pélvicas, além de outras partes do corpo que contenham tumores tais como sarcomas.
Intracavitária ou intraluminal - à a radiação chega até o local de tratamento através de um aplicador. É comumente usada no tratamento de cânceres uterinos, mas também pode ser usada para tumores de mama, brônquicos, vesícula biliar, esôfago, nasofaringe, traqueia e vagina.

Radioterapia com Ortovoltagem é uma forma de radioterapia superficial, usada para tratar lesões de pele. Muito usada para tratar prevenção de quelóides no pós-operatório imediato.

Um grande número de inovações e técnicas está sendo estudado com o intúito de se melhorar a efetividade da radioterapia. Entre estas técnicas estão:

Radioterapia conformacional ou tri-dimensional (3DCRT) - à técnica que usa a tecnologia da computação para permitir que o médico localize com maior precisão o alvo a ser tratado. Muitos radioterapêutas utilizam esta técnica. Primeiramente uma imagem do tumor é obtida, normalmente usando uma tomografia computadorizada. A imagem é usada pelo médico que fará a delineação do alvo a ser tratado, bem como dos órgãos ao redor deste que devem ser poupados da radiação ao máximo possível. Usando programas especiais de computadores, a equipe médica juntamente com o físico médico vai planejar o tratamento a ser feito, de modo a conformar a radiação na área a ser tratada. Com esta técnica, o tecido sadio ao redor do alvo (tumor) é amplamente poupado e doses mais altas de radiação podem ser prescritas para tratar o câncer sem aumentar os efeitos colaterais. Estudos já comprovaram melhores resultados do tratamento quando se usa 3D-radioterapia para tumores como nasofaringe, próstata, pulmão, fígado e tumores cerebrais.

Radioterapia com Intensidade Modulada de Feixe – IMRT - é um novo tipo de radioterapia conformacional que usa feixes de radiação de intensidade variável para irradiar pequenas áreas com diferentes doses ao mesmo tempo. Esta tecnologia permite a irradiação do tumor ou do alvo a ser tratado com uma alta dose de radiação, enquanto que os tecidos sadios ao redor recebem baixas doses. É um método mais preciso de se fazer a radiação. IMRT támbem tem a vantagem de provocar menos efeitos colaterais durante o tratamento.  A radiação é liberada por um acelerador linear equipado com um colimador multifolhas ( o colimador faz com que o feixe de radiação fique no formato da área a ser tratada). O equipamento pode ser movido ao redor do paciente para que os feixes de radiação cheguem no alvo através dos melhores ângulos possíveis. Os feixes conformam o mais próximo possível o formato do tumor ou da área a ser tratada. Devido ao fato de ser uma tecnologia de tratamento altamente especializada, nem todos os centros de radioterapia dispõe de IMRT. Esta técnica tem sido usada para tratar tumores cerebrais, de cabeça e pescoço, nasofaringe, mama, fígado, pulmão, próstata e útero. Entretanto, IMRT não é uma técnica apropriada ou necessária para todos os pacientes ou todos os tipos de tumores. Resultados do tratamento com IMRT ainda estão sendo avaliados.

Radiocirurgia - é uma forma de radioterapia que utiliza um sistema de coordenadas para localizar as lesões. Pode ser usada para lesões benignas ou malignas. A radiação é aplicada externamente, não havendo a necessidade de se abrir o crânio para alcançar a área a ser tratada. É indicada para tratar lesões intracranianas de difícil acesso cirúrgico, como algumas MAV (malformações arterio-venosas), meningiomas e metastases, por exemplo. Geramlente denomina-se radiocirurgia quando a técnica é feita em um só dia, porém quando a localização da lesão não permite que a radiação seja feita em dose única, é feito o fracionamento e usado diferente técnica imobilização da cabeça e o procedimento é chamado de Radioterapia Estereotaxica Fracionada. Os resultados com ambas as técnicas são muito bons, com efeitos colaterais mínimos.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin