Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

sábado, 8 de maio de 2010

TMO em hospital dia, sem isolamento

Tenho acompanhado as notícias de TMOs de outros pacientes, como a Janaina, do Rio de Janeiro, o Jandeir e a Larissa de Pernambuco, o Felipe, de Maceió, o Marcos aqui de São Paulo e tantos outros que fizeram tratamento nos mesmos serviços que eu. Fomos acometidos por doenças muitas vezes diferentes, mas o tratamento proposto com maiores chances de nos curarmos foi o transplante autólogo de medula óssea. E é nisso que quero falar hoje, nas diferenças de condução dos tratamentos de um serviço para outro.

Cada serviço tem seus próprios critérios para conduzir o tratamento.

Na clínica em que fiz meu tmo, não ficamos em quartos isolados e ultra higienizados, temos uma rotina o mais próximo possível do normal, ficamos num flat a 100 m do hospital dia, em frente ao IGESP, saímos na rua ao menos 2 vezes ao dia, e para mim, nunca pediram para usar máscara.

O dr. Frederico diz que ao adotar esse sistema, evita que os pacientes entrem em depressão, o que faz com que a imunidade caia e muitos problemas em sua decorrência sejam evitados.

Na clínica em que fiz o tmo, plaquetas abaixo de 30.000 requerem transfusão e oferecem riscos de hemorragia - no GRAAC, por exemplo, esse limite é de 50.000.

Reposição de sangue e plaquetas.
Esse também é um assunto controverso e específico de cada lugar. Há bancos de sangue que só aceitam doadores com mais de 55 kg, outros, a partir de 50 kg, e também há certa variação da idade limite para efetuar as doações.

A utilização de medicamentos para mucosite não foi recomendada para mim e para os demais pacientes que fizeram o tmo na mesma época que eu, apenas bochechos com chá de camomila nos eram recomendados. Sei que em outros serviços, eles são empregados com freqüência.

Suplementos alimentares também me foram proibidos durante o TMO. Aliás, preciso pesquisar e perguntar melhor o motivo disso. Segundo a médica que me acompanhava diariamente nesse período, o câncer "adora" quando tomamos suplementos alimentares, pois o tumor suga tudo para si, e nós continuamos debilitados. Mas na prática acho que não foi bem assim. Durante todo o tratamento com ABVD (8 ciclos - 16 sessões), não precisei tomar Granulokine nenhuma vez. Dos 3 ciclos de ICE, só precisei dessa medicação no 1º e no 3º ciclos. Sei que cada profissional segue uma linha de conduta, e acho que essa é a resposta para essa questão.

O catéter perm-cath (aquele horripilante que já mostrei antes) geralmente é colocado na veia subclávia (tórax) ou na jugular (pescoço). Para alguns pacientes que a doença envolve essas regiões, quando não é possível colocar o cateter nessa região, opta-se por implantá-lo na região inguinal, na virilha, mas devido à localização, oferece mais riscos de infecção. Mas há centros de tmo que usam como padrão o cateter na região inguinal, que fica implantado poucos dias, especificamente para a coleta de células e sua infusão, sendo retirado em cerca de 1 mês. Mesmo os cateteres implantados no tórax, quanto antes forem retirados, menor possibilidade de infecção. Eu estou num caso à parte, pois estou com o catéter implantado desde 07/12/2009, ainda não o retirei devido porque durante a radioterapia preciso fazer hemograma 2 vezes por semana, e dessa forma coleto as amostras de sangue pelo catéter, sem precisar puncionar veias. Assim que terminar a radioterapia ele será retirado.

Receber visitas e andar entre o flat e o hospital dia faziam com que eu me sentisse pertencente ao mundo, isso com certeza contribuiu para meu rápido restabelecimento após essa terapia tão agressiva.Confesso que ao voltar para casa fiquei mais enclausurada do que lá, posto que não tinha onde ir, apenas as obrigações de segunda e quinta de fazer exames e limpar o cateter. Sinto-me absolutamente normal, sigo as orientações corretamente, e sinto cada vez mais vontade de ter novamente minha vida de volta, meus compromissos, minhas responsabilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin