Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

terça-feira, 29 de junho de 2010

Minha Radioterapia I


Meus médicos indicaram-me a radioterapia como consolidação do tratamento quimioterápico (incluindo o TMO) ao qual fui submetida. Dessa forma, aumenta-se a margem de segurança para a cura, diminui a possibilidade de ter uma recidiva do LH.

Todo o meu tratamento foi feito pelo plano de saúde, a única negativa que tive até então fora o exame PET-CT, que somente a partir do dia 07/06/2010 passou a fazer parte do rol de procedimentos obrigatórios da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para alguns tipos de câncer, como o de pulmão e os linfomas. Contudo, a radioterapia conformacional continua sendo uma modalidade cuja obrigatoriedade de cobertura definida por esse rol é apenas para câncer de próstata e de cabeça e pescoço. Como minha necessidade era para mediastino, o convênio negou-me o pedido, e precisei entrar com procedimento sumário na justiça. A princípio tive o tratamento garantido através de uma antecipação de tutela (muitas vezes chamada de liminar), para que pudesse fazê-lo antes da operadora do plano de saúde recorrer ou se defender e o processo ser julgado. Isso ocorrerá futuramente, e não tem prazo definido para acontecer.

Passos da radioterapia conformacional:
  1. PET-CT
  2. Tomografia de tórax e molde da máscara de imobilização
  3. Planejamento tridimensional e confecção de blocos de colimação
  4. Agendamento
  5. Testes
  6. Tratamento
  7. Acompanhamento semanal com a radioterapeuta
  8. Exames de sangue no hospital dia em que fiz o transplante
Como o PET-CT de novembro, pós ICE e pré-TMO, apresentou alta capatação de atividade metabólica, e realizei o auto-transplante apostando em sua eficácia para eliminar a doença, a radioterapeuta considerou mais prudente eu fazer novo exame PET-CT antes do planejamento radioterápico, para que a dose de radiação e as regiões a serem irradiadas garantissem mais ainda o sucesso de todo o tratamento.

O exame indicou apenas pequena captação do F FDG-18 nas regiões axilares, com SUV de 1,6 (é considerado normal até 3), daí a sugestão no próprio laudo de possível processo inflamatório nessas regiões. Contudo, como o exame anterior apresentou SUV 8 nessa mesma região, optou-se por irradiá-la com a mesma dose do mediastino, que não captou atividade metabólica, mas as imagens tomográficas identificaram massa residual de tamanho considerável.

Um comentário:

  1. OI Carin sou a Dani prima de Fernando de se hospedou no flat do Dr.Frederico ...ñ me lembro se te conheci pois conheci muitos lá rs ..mas amei seu blog ...é uma infusão de adrenalina p muitos ..Em especial falo por mim q sou enfermeira q ler um relato como seu ...Ohhh!! Q Guerreira q encontrei aq!!Espero manter o contato e te conhecer bom se já a conheço ..Sorry!!às vezes sou como a Doris de Procurando o Nemo .kk ...bjus e ahh ..amo td referente a Amyr tb kkk.

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin