Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

sábado, 3 de julho de 2010

Minha radioterapia - II

De posse dos resultados do PET-CT, fui chamada para fazer a simulação do tratamento, que constou de uma TC e a moldagem da máscara de imobilização, onde foi demarcada a localização do laser para o posicionamento na mesa do acelerador linear de megavoltagem, onde é feita a aplicação da radioterapia.

Vale relatar que apesar de eu ter cateter para quimioterapia, desde julho de 2009 para receber medicação, minhas veias, quando puncionadas para receber o contraste da tomografia, não suportaram sequer a infusão se soro fisiológico para testar sua resistência, estouraram.

Sempre tive medo disso, e a experiência foi horrível, dolorida, desequilibrante. Mas felizmente eu estava num hospital especializado em oncologia, e a equipe de enfermagem não tem medo de manipular cateter, pelo contrário, me perguntaram porquê deixei me maltratarem tanto com as agulhadas tendo o meu amigo do peito. Depois disso, consegui até respirar! Me acalmei, me desculpei pelo descontrole e agradeci a paciência e cuidado que estavam tendo comigo. Fui para a tomo muito tranqüila, sabendo que não teria qualquer problema com a infusão do contraste, e assim foi.

Essa tomografia foi diferente das outras, fui atendida não só pela equipe de enfermagem e o biomédico, como também por um médico radioterapeuta, que moldou a máscara de imobilização no meu rosto e fez algumas marcações nela, guiado pelo laser da sala.

Depois disso, esperei 2 semanas até que todo o planejamento fosse concluído, e que os blocos de proteção fossem confeccionados para mim. De início foi feito o planejamento para irradiar apenas a região do mediastino, 2 campos de irradiação (frente e costas). Foram programadas 20 sessões de 1,8Gy, totalizando 36Gy. Eu ficava deitada na mesa, com a cabeça imobilizada, usando a máscara que era presa à mesa, e com os pés apoiados num suporte para evitar movimentos. Quando minha máscara foi "descartada" do armário, posto que o tratamento do mediastino havia terminado, tirei uma foto dela, antes de ser levada embora.


Os blocos de colimação são colocados na máquina como se fossem uma lente de máquina fotográfica, de modo a permitir que a radiação chegue nos locais tratados no formato certo, sem causar danos aos órgãos e tecidos vizinhos, só uma pequena parte deles é atingida pela radiação.


Como fiz o tmo com doença em atividade, principalmente nas axilas, comentei isso com a médica da radioterapia na 1ª consulta semanal de acompanhamento, então ela me pediu que levasse novamente o exame para eles analisarem. Resolveram então fazer a radio em mais esses locais, o que resultou em mais 4 campos a serem irradiados (lado direito e esquerdo, frente e costas).  Foram feitos mais 4 blocos de colimação para irradiar esses 4 campos. Para essas regiões, foram programadas 18 sessões de 2,0Gy, perfazendo os mesmos 36Gy. Assim como na região do mediastino, os blocos de colimação eram colocados no acelerador linear e ainda havia um acessório, o qual não sei o nome, que era colocado onde sai o feixe de luz do aparelho.


Todos os dias eles me posicionavam na mesa seguindo as medidas e riscos que foram feitos no meu corpo para garantir que as regiões a serem tratadas fossem exatas. Fiquei cheia de riscos nos ombros e lateral do corpo. Para não perder os riscos durante o banho e não manchar as roupas, essas marcas são protegidas por adesivo, portanto, além de riscada, fiquei colada, como se já não bastasse o adesivo/curativo por cima do cateter...

2 comentários:

  1. Ai amiga...
    Nem consigo imaginar voce passando por tudo isso...
    Receba meu carinho..
    Penso que vc (assim como Judson) são privilegiados nesse país caótico, por receberem tratamento de qualidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, li seu relato de caso e me deixou feliz por saber que vc está bem com a graça de Deus e que vc é um pessoa muito forte.

    Como vc sabe todos os termos da rádio...rsrsrsr...achei o máximo.

    Eu tb fiz minha máscara, mas não bati foto, até devia ter batido, achei muito interessante o material que ela é feita, pode ser usada novamente, o material da minha eu era a primeira a usar.

    Muitas pessoas precisam ler nossas histórias para ver o quanto devemos ter força para combater essa doença.

    Adorei o termo amigo do peito para o cateter, eu tirei o meu assim que terminou tudo, foi um presente do meu médico retirar logo.

    Como vc disse não sei pq te deixaram sofre e perder suas veias, eu logo coloquei o cateter, senti sua dor ao ler essa parte.

    Que Deus continue te dando força e que vc eteja 100% bem.

    Um abraço.

    Victória

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin