Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

sexta-feira, 30 de julho de 2010

São Paulo, 30 de junho de 2010 - Fim da Radioterapia



Hoje estou terminando meu tratamento e gostaria de deixar uma mensagem de otimismo, de incentivo a quem está em tratamento.

Nossos momentos não são fáceis, estão recheados de dúvidas, de angústia, de medo, mas há vários meios de tratar as doenças do corpo e um só meio de tratar a alma: com confiança e equilíbrio.


Descobrir-se doente é uma grande prova de paciência, coragem, resignação e de muitas outras coisas que descobrimos durante a vida. Mas é também uma oportunidade de reflexão e autoconhecimento que não podemos desperdiçar, ou melhor, que precisamos aproveitar para viver bem.


Por mais difíceis que sejam as fases pelas quais passamos, devemos manter o equilíbrio e a confiança para seguir em frente.


Conversar com os médicos, enfermeiros , técnicos, com todos os profissionais que nos atendem é o meio mais seguro e eficaz para sermos orientados e auxiliados nos nossos tratamentos. Não podemos ter vergonha de pedir ajuda. Temos também muitos direitos que foram conquistados com o empenho de pessoas que percorreram e percorrem esses caminho antes ou há mais tempo do que nós, só que na correria das atribuições profissionais, muitas vezes esquecem de nos informar/orientar, julgando que outros já o fizeram.


Eu tive um tipo de câncer altamente curável com o primeiro tratamento quimioterápico que fiz (protocolo ABVD), mas como cada caso é único, ao final de 8 ciclos (16 sessões em 7,5 meses) dessa medicação, não tive resposta completa, ainda restou doença em alguns locais. Meu mundo desmoronou, foi pior do que quando recebi o diagnóstico. Precisei fazer um novo tipo de quimioterapia, para o qual precisava me internar no hospital por pelo menos 3 dias a cada mês. Foram 3 ciclos (3 meses), depois de 1 mês desse 3º ciclo refiz os exames de imagem e, ao invés de regredir para fazer um TMO mais seguro, livre da doença, tive a notícia que a doença avançara. Deu muito medo, mas fomos em frente mais uma vez, nos apegando a exemplos de casos quase dez vezes mais complicados que o meu, e que com o TMO foram resolvidos. Ou seja, fui para o transplante com doença em atividade, o que diminui a eficácia do método, mas não a descarta.


A palavra "transplante" assusta, até mesmo amedronta a todos, mas neste caso, é apenas uma quimioterapia em altas doses seguida de uma transfusão de minhas próprias células tronco colhidas no início do processo. Passei mal, porém menos do que imaginei, foi relativamente tranqüilo.
Para consolidar todo o tratamento, conforme o plano inicial, antes da qual realizei novos exames que não mais mostravam doença ativa, apenas algumas cicatrizes.


Portanto, a luta pode ser difícil. Pode ser longa, mas precisamos ser persistentes. Ter medo, chorar, reclamar... faz parte. Só não podemos deixar de seguir os tratamentos.


Daqui um mês farei novos exames de imagem, e estando tudo bem, retirarei o cateter e passarei a fazer exames de controle trimestrais.
Conheci muitas pessoas em tratamento, algumas pessoalmente e outras virtualmente, esse intercâmbio de informações e notícias reais me ajudaram a enxergar o mundo de uma nova ótica, nem cor-de-rosa nem negra, apenas mais real. Nesses tempos pude perceber que a doença que tive e os tratamentos pelos quais passei foram suaves comparados a outros, e agradeço muito à vida por ter sido assim. Vi muitas dúvidas, muitas dores, mas também vi muitas curas, muitas vitórias e principalmente muitos exemplos de garra, de vontade de vencer, de estímulo à vida.

4 comentários:

  1. Parabéns minha querida.
    É hora de descansar...e viver!!!

    Fico muito feliz por vc!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. é isso aii Carinn!!
    agora é só sucesso hauhauahuah!
    beijoooss

    ResponderExcluir
  3. E obrigadop por ter ompartilhado sua experiência corajosa nob log. Estou feliz por vc, Carin. A vida continua.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente... PARABÉNS!!!
    Realmente, deve ser um grande alívio para você chegar ao fim do tratamento, fico muito contente.
    Aproveito para parabenizar pelo seu blog, sempre com informações interessantes para qualquer pessoa envolvida com o linfoma, seja médico ou leigo.
    Até!

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin