Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O céu está em festa

Arthur Amorim Santos, um menino de 9 anos que tinha uma força de superação e aceitação incríveis. Ensinou muita gente grande a encarar a vida de um novo jeito. Sei que algumas pessoas até se cansaram de tanto ouvir falar nele nos últimos tempos, muitos pensavam que a exposição dele era desnecessária e abusiva. Mas na verdade, sua família, amigos e toda a equipe de saúde que o assistia só fazia uma coisa: atender suas vontades.

Sua família sempre tentou o impossível para curá-lo. Mas depois de tanto lutar contra o rabdomiossarcoma, após três recidivas da doença, aprenderam a aceitar e a entender que a vida segue sempre seu curso, que nem tudo sai como queremos. Sabiam que o tempo dele nesse mundo era pequeno, mas que poderia ser bem aproveitado.


Como era um menino muito inteligente e estudioso, Arthur tornou-se especialista em dinossauros, ou seja, um paleontólogo. Ele tinha uma enorme facilidade para desenhar, criar histórias, modelar animais... E todas as suas habilidades foram aproveitadas. Isso pôde ser visto na entrevista que deu ao Jô Soares em dezembro de 2010, onde falou de dinossauros, exibiu seus dotes com modelagem e seu livro. Meses antes, já tendo o seu livro pronto (que não foi ainda publicado por nenhuma editora), numa excursão da Escola Schwester Heine (escola da pediatria do hospital), nosso pequeno escritor foi homenageado e deu autógrafos na Cidade do Livro. 

Ele vivia surpreendendo a todos, até mesmo aos médicos, com sua postura equilibrada frente a todo o quadro, que só piorava. Apesar da pouca idade, ele sabia que não existia tratamento capaz de curá-lo, e que em breve partiria. Ele dizia que não precisavam se entristecer, que dessa forma ele pararia de sofrer, que não mais faria quimioterapia, que ficaria bem. Enfim, esse menino de apenas 9 anos ensinou muito a muita gente, e continuará ensinando com seu exemplo, com sua história de vida.

Depois de tanto lutar, de tanto buscar seus sonhos, na segunda-feira, 24 de janeiro de 2011, Arthur finalmente foi embora. 

Em 02/10/2010 ele foi notícia no jornal Folha de São Paulo. Dia 06/10/2010, saiu na Folhinha (suplemento infantil do mesmo jornal) uma crítica de Arthur para um livro sobre dinossauros. Hoje, 26/01/2011, o mesmo jornal traz uma pequena homenagem a Arthur no seu obituário.


A mensagem a seguir é linda, muito simples e resume bem o que é a vida e a morte. Apenas passagens, saudades: é o  amor que fica.


Arthur queria muito voltar pra casa, e conseguiu. No final do ano, depois de muitos exames, ele foi liberado para voltar à Maceió, e passar as festas com a família, em casa. Agora ele está livre da doença que tanto o limitou e fez sofrer não apenas ele, mas toda sua família. No final de seu livro "As aventuras de Yoshito", o pequeno dinossauro, depois de muitos obstáculos ultrapassar, consegue chegar em casa, e lá é recepcionado com uma linda festa surpresa. O céu deve estar em festa, recepcionando Arthur, que depois de tantas lutas, de tanto pelejar, está livre!

É muito difícil viver uma história dessa, é doloroso até para quem não conhece a família... Então, imaginemos como é para eles. 

Apesar de tudo, sei que agora o Arthur não sofre mais. 

Deixo meu abraço sincero e solidário à família e amigos. 


Carin

4 comentários:

  1. Querida C@rin, é o amor que fica...
    Que o céu está em festa temos certeza.
    Fica então nosso @braço longo e @pertado para momentos tão delicado.

    ResponderExcluir
  2. C@rin qd puder deixa pra mim lá no blog o endereço do blog da Camila (maceió), pois não consigo falar no tel que elas me deixaram e blog tb não. bj

    ResponderExcluir
  3. Oi Querida!!
    Tem selinho lá no meu blog prá ti!!
    bjs no coração

    ResponderExcluir
  4. Thats really very nice blog, I am impressed.i like it this blog keep it up thanks for post: )
    I have read a few of the articles on your website now, and I really like your style of blogging. I added it to my favorites website list and will be checking back soon. Please check out my site as well and let me know what you think.
    really informative Post in this blog i like to read and recommend all my friend to read this blog thanks for share zt-180watch phone zenithinkgpad

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin