Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

domingo, 28 de agosto de 2011

Mas por que o sapo não pula?


Mas por que o sapo não pula?

Texto por Eliana Dutra

De acordo com o mito, não sou bióloga para dizer que é verdade, se você colocar um sapo numa panela de água fervendo ele pula fora e salva a própria vida. Mas, se você colocar o sapo numa panela de água fria e for esquentando a água aos poucos, ele não percebe a mudança da temperatura e morre cozido.

Mas porque o sapo não pula quando a água começa a ficar quente? Será que ele não sente que a água esquentou? Vamos tomar a personalidade dele, enquanto água está esquentando, e verificar o que se passa na cabeça do sapo.
o       28 Graus - Humm que água gostosa..
o       32 Graus - É... a água está boazinha...
o       36 Graus - Esta água está ficando sem graça, será que está esquentando? Bobagem! Por que a água iria esquentar? Deve ser impressão minha.
o       38 Graus - Estou ficando com calor... Que droga de água! Ela nunca foi quente, por que está esquentando?
o       39 Graus - Essa água é uma porcaria! Melhor nadar um pouco em círculos até a água esfriar de novo.
o       40 Graus - Esta água é muito quente , humm que ruim! Vou voltar lá para aquele lado que estava mais fresco ou será que é melhor esperar um pouco? 
o       42 Graus - Realmente, esta água está péssima, quente de verdade, tenho que falar com o supervisor das águas. Claro, eu podia pular fora, mas onde será que vou cair? Melhor esperar só mais um pouquinho. 
o       43 Graus - Meu Deus! Será que eu tenho que fazer tudo por aqui? Já reclamei e ninguém toma uma atitude?
o       44 Graus - Mas este supervisor de águas não faz nada? Será que ninguém nota que a água está super quente? Vou esperar mais um pouco...
o       45 Graus - Se ninguém fizer nada eu vou fazer um escândalo.... Aiiiii que calor!
o       46 Graus - Eu devia ter pulado fora quando eu tive oportunidade, agora é tarde. Estou sem forças.
o       48 Graus - "sapo morto"

O pensamento do sapo ilustra o processo de mudança no ambiente e como as pessoas reagem. No mundo de hoje em que as mudanças bruscas de "temperatura" são tão corriqueiras, quem pensa como o sapo perde as oportunidades de mudar e crescer.
Se você tem, por exemplo, dificuldade de relacionamento, com pares, ou com colegas ou com a sua chefia,ou de lidar com novos desafios, que tal parar de reclamar e de tentar mudar o outro e saltar? Pule para uma atitude mais sadia de rever suas próprias atitudes e mudar você!

Vamos lá! Pense a que nível está a temperatura da sua água? Qual vai ser o primeiro passo que você vai dar? Uma pequena mudança de atitude, como por exemplo, chegar sorrindo todo dia no trabalho, ou dar um "Bom dia" caloroso a todos quando chegar, abre as portas para outras mudanças internas maiores. Mas, não faça como o sapo que ficou dando voltas dentro da mesma panela. 
Seja honesto com você mesmo e mude para valer!

http://www.inclusao.com.br/projeto_textos_16.htm
_________________________________________________________________________________
Ontem - domingo - eu estava fazendo um lanchinho, no intervalo das tarefas on-line, e me lembrei da primeira vez em que tive contato com esse texto. Foi em 2002, numa Reunião Pedagógica na EMEI em que trabalho. Minha chefinha querida entregou uma cópia desse texto, junto com algumas tirinhas da Mafalda. Lógico que o texto era para motivar o nosso interesse no trabalho e falar da responsabilidade de cada professor, que podemos fazer a diferença ao invés de apenas resmungar e nada fazer de verdade.

Hoje a minha vida mudou muito. Mudou sem o meu consentimento, sem o meu arbítrio em moldá-la assim. Mas também mudou porquê eu fiz uma escolha: viver bem.
Nem tudo o que precisamos fazer é o nosso sonho. Mas muito do que fazemos, mesmo obrigados, é por não desistir dos sonhos, e o doce sonho da vida, é viver plenamente.

Há muitas questões pululando em minha mente, e muitas delas requerem grandes decisões. Decisões de ficar reclamando sozinha ou fazer algo real, verdadeiro e que pode mudar paradigmas. Enfim, a vida segue e a mente humana precisa trabalhar para arrumar o mundo!


2 comentários:

  1. Carin, que texto ótimo amiga!! Amei...possso levar? Com devidos cre´ditos, é claro...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marilisa!

    Lógico que pode levar o texto!
    Ele está aqui para isso.

    Beijo

    Carin

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin