Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

Quem não sabe aonde quer chegar, nunca achará como.
Sebastião Jardim

domingo, 25 de setembro de 2011

O que significa ter o 3º banco de doadores de medula óssea do mundo?

Mas na verdade, essa posição no ranking não muda muita coisa...


A notícia veiculada diz que em 11 anos, o número de cadastros no REDOME (Registro de Doadores de Medula Óssea) aumentou 70%, mas as chances de encontrar-se um doador compatível ainda é de 1 em 100.000, portanto, ter mais de 2,4 milhões de cadastros num país com cerca de 1.200 pacientes cadastrados no REREME (Registro de Receptores de Medula Óssea), é ainda muito pouco. 

Isso sem contar que EUA tem um banco com mais de 5 milhões de doadores cadastrados, e a Alemanha com mais de 3 milhões. 
Mas qual é mesmo a população da Alemanha?
--- 81,8 milhões de habitantes.
E a dos EUA?
--- 309 milhões.
E a do Brasil?
192 milhões.

Além dos fatores culturais, que fazem com que a população brasileira seja ignorante no assunto, e por isso só se cadastre quem vê a corda no pescoço de uma pessoa querida, o brasileiro tem uma particularidade que dificulta encontrar um doador 100% compatível: a miscigenação de raças.

É isso mesmo, nossa mistura racial faz com que haja inúmeros biotipos, e por isso, nosso DNA é tão eclético. Não temos um grupo étnico comum ou predominante, somos "mestiços", daí alguns casos de compatibilidade chegarem a ser 1 em 1 milhão.

Mas tudo bem, o que importa é que a informação está circulando com maior visibilidade atualmente. As redes sociais e a mídia em geral têm colocado o assunto em evidência, o que só faz aumentar a consciência da população e os cadastros como doadores de medula óssea.

Um outro detalhe que ainda precisamos entender por que ocorre, é a restrição de locais em que se pode fazer o cadastro. Infelizmente, na cidade de São Paulo, por exemplo, só há um endereço para fazer o cadastro, que é na no Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia, no bairro da Santa Cecília (Vila Buarque). Ou então, a pessoa pode se cadastrar nas campanhas, mas isso pode demorar. 


Para se cadastrar na cidade de São Paulo compareça ao:
-Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de São PauloRua Marquês de Itu, 579 – Vila Buarque – São Paulo-SPSegunda à Sexta das 7:00h as 18:00h e aos sábados 7:00h as 15:00h. Não é necessário agendar!Informações no telefone: (11) 2176-7000 ramal :7249


ATENÇÃO: Ao se inscrever no REDOME, você não doará a medula de imediato. A amostra de sangue serve somente para identificar sua genética. Apenas quando surgir um paciente compatível, você será chamado para a realização de novos exames.

Obs: Quando houver mudança de telefone ou endereço, é necessário comunicar a alteração, pois essa atitude facilitará sua localização em caso de compatibilidade com algum paciente.O Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o responsável pelo REDOME - Registro  de Doadores  de Medula Óssea. O registro brasileiro foi criado em 1993 e centraliza todas as informações( nome, endereço, telefones para contato e resultados de exames) de pessoas que se dispõem a doar a medula óssea para pacientes que não possuem doadores na família. Quando um paciente necessita de transplante, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação. Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte. A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin