Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

domingo, 25 de setembro de 2011

O que significa ter o 3º banco de doadores de medula óssea do mundo?

Mas na verdade, essa posição no ranking não muda muita coisa...


A notícia veiculada diz que em 11 anos, o número de cadastros no REDOME (Registro de Doadores de Medula Óssea) aumentou 70%, mas as chances de encontrar-se um doador compatível ainda é de 1 em 100.000, portanto, ter mais de 2,4 milhões de cadastros num país com cerca de 1.200 pacientes cadastrados no REREME (Registro de Receptores de Medula Óssea), é ainda muito pouco. 

Isso sem contar que EUA tem um banco com mais de 5 milhões de doadores cadastrados, e a Alemanha com mais de 3 milhões. 
Mas qual é mesmo a população da Alemanha?
--- 81,8 milhões de habitantes.
E a dos EUA?
--- 309 milhões.
E a do Brasil?
192 milhões.

Além dos fatores culturais, que fazem com que a população brasileira seja ignorante no assunto, e por isso só se cadastre quem vê a corda no pescoço de uma pessoa querida, o brasileiro tem uma particularidade que dificulta encontrar um doador 100% compatível: a miscigenação de raças.

É isso mesmo, nossa mistura racial faz com que haja inúmeros biotipos, e por isso, nosso DNA é tão eclético. Não temos um grupo étnico comum ou predominante, somos "mestiços", daí alguns casos de compatibilidade chegarem a ser 1 em 1 milhão.

Mas tudo bem, o que importa é que a informação está circulando com maior visibilidade atualmente. As redes sociais e a mídia em geral têm colocado o assunto em evidência, o que só faz aumentar a consciência da população e os cadastros como doadores de medula óssea.

Um outro detalhe que ainda precisamos entender por que ocorre, é a restrição de locais em que se pode fazer o cadastro. Infelizmente, na cidade de São Paulo, por exemplo, só há um endereço para fazer o cadastro, que é na no Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia, no bairro da Santa Cecília (Vila Buarque). Ou então, a pessoa pode se cadastrar nas campanhas, mas isso pode demorar. 


Para se cadastrar na cidade de São Paulo compareça ao:
-Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de São PauloRua Marquês de Itu, 579 – Vila Buarque – São Paulo-SPSegunda à Sexta das 7:00h as 18:00h e aos sábados 7:00h as 15:00h. Não é necessário agendar!Informações no telefone: (11) 2176-7000 ramal :7249


ATENÇÃO: Ao se inscrever no REDOME, você não doará a medula de imediato. A amostra de sangue serve somente para identificar sua genética. Apenas quando surgir um paciente compatível, você será chamado para a realização de novos exames.

Obs: Quando houver mudança de telefone ou endereço, é necessário comunicar a alteração, pois essa atitude facilitará sua localização em caso de compatibilidade com algum paciente.O Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o responsável pelo REDOME - Registro  de Doadores  de Medula Óssea. O registro brasileiro foi criado em 1993 e centraliza todas as informações( nome, endereço, telefones para contato e resultados de exames) de pessoas que se dispõem a doar a medula óssea para pacientes que não possuem doadores na família. Quando um paciente necessita de transplante, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação. Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte. A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin