Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

MAUÁ/SP - 10/12/2011 - Campanha Medula Óssea



O ato de doar a medula óssea ainda é motivo de desconfiança e está cercado de mitos entre a população. A dificuldade de encontrar doadores 100% compatíveis, como exige esse tipo de transplante, leva entidades como a AMEO (Associação da Medula Óssea) a organizar campanhas de cadastramento de voluntários pelo Estado de São Paulo. A cidade de Mauá também fará parte desse esforço no próximo sábado, dia 10 de dezembro, na Capela São Judas, localizada na avenida Presidente Castelo Branco, 3.244, Jardim Zaíra. No local, entre 11h e 16h, os moradores poderão tirar dúvidas e se cadastrar no Redome (Registro de Doadores de Medula Óssea), um banco de dados nacional informatizado que cruza informações dos voluntários com pacientes que precisam de um transplante. A campanha é voltada para pessoas entre 18 e 54 anos e em bom estado de saúde. É necessário levar também RG, CPF e dois números de telefone para completar o cadastramento. Os enfermeiros irão colher 10 ml de sangue para o teste sanguíneo e, caso o voluntário seja compatível, ele será contatado para fazer exames complementares e realizar a doação da medula óssea. A estimativa da AMEO é obter 500 cadastros ao final da ação.

O que é a medula óssea
A medula óssea é um tecido encontrado no interior dos ossos, possui aspecto gelatinoso e está relacionado com a produção de células sanguíneas, como as plaquetas e os glóbulos vermelhos e brancos. Necessitam do transplante portadores de doenças que comprometem a fabricação de sangue pela medula, como os linfomas, alguns tipos de leucemia e outras enfermidades de origem genética. As chances de um paciente encontrar um doador compatível entre irmãos são de 25%. Por isso, é importante que exista um grande número de doadores registrados no Redome.

Onde? Salão da Igreja São Judas Tadeu
Avenida Presidente Castelo Branco, 3.364 - Bairro: Jardim Zaíra - Mauá/SP
Quando? Sábado - 10 de Dezembro de 2011 - das 11h às 16h
Quem pode se cadastrar? Pessoas entre 18 e 54 anos e em bom estado de saúde 
O que precisa fazer? Preencher o cadastro com dados pessoais e tirar uma amostra de sangue para exames. Levar documentos RG, CPF e fornecer 2 números de telefone

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin