Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O nosso TCTH alogênico

Olá!

Como diria o meu pai, "depois de um longo e tenebroso inverno", aqui estou para contar um pouco dessa nova aventura que estou passando, rumo à aposentadoria definitiva do Dr. Hodgkin.

Nesta terça-feira, dia 25 de setembro de 2012, o tão esperado TCTH alogênico aconteceu!
Meu tio fez a doação de células-tronco durante umas 3 (três) horas, na máquina de aférese, e depois de mais umas 4 (quatro) horas eu recebi essas células-tronco fresquinhas, sem congelamento, sem conservantes, como uma simples transfusão de sangue, no meu quarto aqui no hospital. Foi tudo muito tranqüilo e rápido. Enquanto ele levou mais de 3h para doar, eu recebi em menos de 30 minutos. Sim, nem meia-hora para que os 130ml de sangue fossem infundidos na minha corrente sangüínea.

O processo todo é cercado de muitos cuidados, mas nada comparável à bolha de isolamento, nem aos procedimentos cirúrgicos que muitas vezes imaginamos quando pensamos em transplante de medula óssea. Transplante de Medula Óssea, aqui neste hospital não existe. Aqui é Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (TCTH), ou seja, um termo mais apropriado para esse procedimento, que como a própria hematologista comentou, muita gente a questiona: como você faz transplante se você não é cirurgiã?
Um transplante de medula óssea é muito mais um procedimento de banco de sangue do que qualquer outra coisa (grosso modo).

Agora, estou esperando minhas taxas terminarem de baixar e a medula nova repovoar o espaço deixado pela outra. Aos poucos a medula do meu tio passará a comandar a produção de sangue no meu organismo. Todo o processo é lento, e cercado de muitos cuidados, medicamentos, transfusões e exames. Aos poucos chegaremos lá. 

Estou me sentindo absolutamente normal e sem enjôos. Por enquanto está tudo ainda mais tranqüilo do que no autólogo, que também foi tranqüilo. Que continue assim!

Abraços,


C@rin

4 comentários:

  1. Bom dia, Carin!

    Agora é só esperar as células trabalharem com tudo, e CELEBRAR cada dia, cada coisinha simples que acontece.
    Estou na torcida por vc, assim como sei que está por mim.
    Beijos e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. C@rin, ficou muito feliz por você.

    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  3. Sério que o autólogo foi tranquilo? O meu não foi nada tranquilo! Como você está agora? Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Chistiane. No autólogo eu só fiquei enjoada, e por isso tomei muitas medicações que me dopavam, mas não tive nada além disso.
      Agora no alogênico foi ainda melhor, enjoei umas 3 ou 4 vezes em 39 dias, não tive nem as reações esperadas: zero de mucosite, zero de diarréia, zero transfusões, zero febre, zero de DECH (GVHD), zero, zero...
      Hoje estou com mais de 4 meses do tcth e continuo com zero de GVHD, mas apostando sempre no GVL (Graft versus Leukemia = Enxerto contra Leucemia/Linfoma).

      Excluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin