Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

domingo, 18 de janeiro de 2009

ACOMPANHAMENTO ODONTOLÓGICO - ESTOMATOLOGIA

Apesar de estar na metade do meu tratamento para o linfoma, posso dizer que sou uma privilegiada!


Não tenho nenhum sintoma na boca proveniente da quimioterapia. Privilegiada porque estou em acompanhamento permanente com um dentista especializado em estomatologia.

Desde pequena aprendi que nossa saúde começa pela boca, que mantendo a saúde bucal, muitas doenças poderiam ser evitadas em todo o corpo. Hoje, devido ao linfoma de Hodgkin, essa atenção foi redobrada, tudo o que puder ser evitado é infinitamente melhor. Já tive muitas aftas na época em que usei aparelho e também depois, e sinceramente, não quero e nem posso voltar a tê-las, pois me alimentar, em algumas ocasiões em que as aftas surgiram, foi um enorme e dolorido sacrifício.

O Brasil é um país com graves deficiências em saúde pública. Dentre os inúmeros dados que denunciam a precariedade da saúde, há a triste realidade de sermos um "país de desdentados"!


Saúde bucal: hábitos saudáveis devem ser adquiridos na infância para prevenir problemas


Vai mal a saúde bucal do brasileiro, apesar do Brasil ser um dos países com o maior número de dentistas do mundo (cerca de 203 mil circurgiões-dentistas). Segundo dados de 1998 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 27,9 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista. Já levantamento do Ministério da Saúde, entre 2000 e 2004, com 108.921 pessoas em 250 municípios, demonstrou que a perda dentária precoce é também um problema considerável. Cerca de 45% dos adolescentes na faixa dos 18 anos já não possuem todos os dentes na boca. As estatísticas são mais alarmantes quando chegam aos adultos: mais de 28% não possuem nenhum dente com função em uma das arcadas, ou seja, foram todos extraídos ou os que restam estão comprometidos. Entre os idosos, três a cada quatro não têm nenhum dente funcional na boca. Além de dentes ruins, as gengivas ainda estão comprometidas. Cerca de 78% da população adulta e 90% dos idosos brasileiros têm problemas na gengiva. Por trás de números tão desfavoráveis estão a falta de informações e a dificuldade de acesso a tratamentos na rede pública.

Fonte: Agência Senado
http://www.senado.gov.br/comunica/agencia/cidadania/Saudebucal.htm

Matérias interessantes:
Acupuntura é opção de tratamento barata e eficaz para a xerostomia
http://www.odontologia.com.br/noticias.asp?id=1159&idesp=5&ler=s
Laser de baixa potência alivia efeitos causados pela quimioterapia e radioterapia
http://www.odontologia.com.br/noticias.asp?id=780&idesp=5&ler=s
Medicina ABC terá tratamento bucal gratuito para portadores de câncer
http://www.odontologia.com.br/noticias.asp?id=625&idesp=5&ler=s

Um comentário:

  1. Bem,como dentista, logo no começo fiquei morrendo de medo do que aconteceria com a minha boca....
    Sabia de tudo e parece que é pior, sei lá.

    Comigo,tambem nada de aftas ou estomatites.

    Mas, o risco de cárie e gengivites é grande! Minhas gengivas inflamam com mais facilidade e tomo um super cuidado com uma boa e frequente escovação e faço uso de fluoreto de sodio 0.05% diário e o.2% semanal.

    USo aparelho, outro problema, mas, é de porcelana o que ajuda muito a nao irritar a gengiva.

    Mas uma coisa, é proibido, totalmente proibido, tratamento endodontico, assim, pacientes com dor durante a quimio é muito complicado de se tratar...!

    é isto....

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin