Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Doação de Medula Óssea - Cadastrem-se!!!


"PRECISO DA SUA AJUDA, TENHO LEUCEMIA AGUDA E QUERO MUITO CONTINUAR A VIVER...BASTA VC DOAR 5 ml DE SANGUE PARA VERIFICAR A COMPATIBILIDADE, MESMO QUE VC NÃO SEJA COMPATÍVEL COMIGO, PODE ESTAR AJUDANDO A MILHARES DE PESSOAS QUE ESPERAM POR UMA MEDULA COMO EU. "



Dias atrás escrevi um desabafo sobre a captação de cadastro para doadores de medula óssea aqui em São Paulo, pois a Santa Casa de São Paulo é o ÚNICO hemocentro da cidade a fazer o cadastro. E as notícias de pessoas necessitadas de transplantes de medula óssea de doadores não aparentados têm surgido com grande freqüência, agora é o Bruninho, do Rio Grande do Sul que tem chegado aos nossos corações para pedir nossa solidariedade.

Muitos de nós já deve ter conhecido histórias de luta pela vida, em busca de doadores compatíveis de medula óssea. Este mês (fevereiro/2009) perdemos aqui em São Paulo o Robertinho, cuja família e amigos fizeram muitas campanhas de cadastramento de possíveis doadores. Seu transplante seria realizado assim que ele se fortalecesse e passasse por uma quimioterapia forte preparatória ao transplante, pois haviam encontrado um cordão umbilical compatível com ele, que já estava à sua espera no Hospital Israelita Albert Einstein. Mas a luta foi muito desgastante, e o pequeno "anjo e guerreiro" de 6 anos não resistiu mais.

O Rhanyer Paulo, de Goiás, jovem de 25 anos, depois de muita luta, também conseguiu achar um doador compatível, mas seu estado era tão delicado, tão grave, que não conseguiu reagir e se fortalecer para o transplante, faleceu no final de janeiro/2009.

O Bruninho ainda é um bebê, tem 8 meses, mora no Rio Grande do Sul, é portador de uma leucemia rara. E já vive a triste realidade da rotina hospitalar, de agulhadas, cateteres, transfusões, efeitos quimioterápicos... enfim, sofre com o tratamento e a doença. Por isso precisa de um transplante de medula óssea, mas nenhum de seus familiares é compatível (apenas 25% desses pacientes encontram doadores nas famílias).

A distância não é problema, pois podemos nos cadastrar em todo o país, todos os dados são registrados no REDOME (Registro de Doadores de Medula Óssea). Atualmente há cerca de 1.000 pessoas à procura/espera de um doador compatível, e as chances são de aproximadamente 1 em 100.000, podendo em alguns casos, chegar a 1 em 1 milhão. A doação pode ser feita na localidade de domicílio do doador e o material chegará à localidade em que o transplante será realizado.

O medo do procedimento de doação ainda faz com que muita gente não se cadastre. Mas o MEDO só serve para atrapalhar a VIDA!

A doação de medula óssea é feita com anestesia e sedação, o doador não sente nada, não leva pontos, pois o material é colhido por meio de punções na região posterior da bacia, denominada "CRISTA ILÍACA". Depois do procedimento são colocados curativos nesses locais e a pessoa faz um repouso conforme orientação médica.

Mas hoje já há um método muito mais tranqüilo de colher a medula óssea para a doação, denominado "AFÉRESE". Consiste na filtragem do sangue venoso por uma máquina, que só retira as células úteis ao transplante, devolvendo os demais componentes do sangue ao paciente por outra veia.

Enquanto esse tipo de luta, de drama se passa com pessoas desconhecidas, nós pouco nos sensibilizamos com a situação, apenas comentamos nos momentos em que lemos uma notícia ou assistimos na TV/rádio, e não fazemos nada em favor dessas pessoas. Mas quando conhecemos alguém, quando nos envolvemos com o assunto, queremos mudar o mundo!

Eu estou fazendo um tratamento completamente diferente desse, mas também é uma doença onco-hematológica, portanto, muitas coisas que leio, que procuro passam por perto dos necessitados de doadores de medula óssea, daí meu pretenso engajamento na causa.

* Pelo que li nas instruções da Aprofem (um sindicato de professores ao qual sou filiada), o cadastro para doação de medula óssea dá 2 dias de dispensa de ponto ao servidor público, sem nenhum desconto. A doação dá mais dias, em geral uma semana de descanso. (Vou procurar a fundamentação legal e divulgar).
Acho que escrevi bastante, corro o risco de não haver leitores com tempo suficiente para ler até o final, então é melhor parar por aqui.
Abraços!

7 comentários:

  1. Olá Cristine! Já sou cadastrada e espero ter a felicidade de ser doadora de alguém. Por enquanto,ajudo na campanha de possíveis doadores, pois divulgo o hemocentro da Santa Casa, procuro sensibilizar as pessoas que conheço para fazerem seu teste e cadastro. Estou imprimindo seu post que achei esclarecedor em linguagem acessível. Espero que você tenha sucesso, rapidinho. A partir de hoje estou na corrente pró Cristine. Fique com Deus, espero logo ler o seu depoimento de curada.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Lucia!

    Sim, em breve terei zerado tudo!

    A principal intenção desse post é mesmo sensibilizar as pessoas para a importãncia da doação.

    Obrigada pela força!

    ResponderExcluir
  3. Hoje, nao sei se assistiu nos jornais, mas, se falou sobre o aumento da doação de medula e agora o problema é a falta de vaga nos hospitais públicos para o transplante!
    Brincaderia... ne?

    ResponderExcluir
  4. Também abraço a causa, até consegui engordar os 50 kg pra poder ser doadora, mas acabei fazendo uma tatuagem, e infelizmente não posso doar agora, mas sempre estou incentivando as pessoas a fazerem o bme oa próximo =D


    =* beijo.

    ResponderExcluir
  5. Precisamos circular o video do youtube com informações de como se cadastrar no REDOME e como é feita o transplante de medula óssea, a população é carente de informações e muitas vezes não doam por MEDO. Atachem esse video e circulem em sua caixa postal. Abraços e boa sorte ao Bruninho, que Deus esta olhando por ele.

    ResponderExcluir
  6. Ola gostaria de entrar ana campanha
    sou de Recife
    www.ajudealinecoelho.blogspot.com

    O bruninho está lá! estamos fazendo campanha!!
    vamos trocar idéias?

    ResponderExcluir
  7. GENTE TWITTER !!!!
    MUITO BOM PRA FAZER CAMPANHA

    USO O WWW.TWITTER.COM/DOEMEDULA

    O PESSOAL É WWW.TWITTER.COM/MATUTAFLOR ( ME ADD NO PESSOAL QUE A GENTE FAZ TD CERTINHO)

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin