Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

domingo, 19 de abril de 2009

Milagres, amuletos, chás, extratos, orações...

Pelo menos uma vez por semana lemos mensagens de algo capaz de combater o câncer.

Assim que me deparei com o câncer, busquei informação. Não só informações sobre a doença, mas principalmente sobre tratamentos, o que inclui os tratamentos alternativos.

Como não vivo no meio do mato, nem na Idade da Pedra, recorri à tecnologia, ao mundo virtual para conseguir tais informações. Também busquei informações literárias, mas o número de horas empregado foi bem menor do que o gasto em frente ao computador.


Logo no início dessas pesquisas encontrei os milagres do Chá da Folha da Graviola. Atormentei todo mundo à minha volta em busca da tal fruta, cheguei a comprar as folhinhas para fazer o chá (na feira), fiz o tal chá, tomei suco da fruta... E descobri também, que não há ainda nenhuma comprovação científica, nenhum estudo sério a respeito de suas propriedades. Tais informações não foram obtidas apenas na internet, mas com a nutricionista com a qual me consultei, que é doutora pela USP, professora universitária, e nunca soube de nenhuma pesquisa sobre a fruta.

Outra promessa milagrosa é a Babosa ou Aloe Vera, que também tem seus defensores e opositores, sem qualquer comprovação científica. Quando perguntei ao meu médico sobre o Aloe Vera, ele me disse que mal não faria, mas também não faria nenhum milagre... E que, por favor, eu não fizesse como um outro paciente dele, que dizia se sentir muito bem ao tomar o aloe vera, mais tranqüilo, relaxado... O segredo do bem-estar desse paciente, era misturar uísque... Tenho uma amiga muito querida que é fã de carteirinha do aloe vera, virou até representante dos produtos; minha avó chegou a tomar o suco por um tempo, mas não notamos efeitos reais. Pesquisando na internet, na fase pré-tratamento, e encontrei muitas contradições, até de que pode baixar a imunidade. Não existe ainda nenhum estudo que comprove a ação e também nenhum que desminta sua eficácia. Há muita especulação, mas nada sério, confiável.

Também procurei saber sobre o Cogumelo do Sol (que tomei anos atrás e não vi nada acontecer) e nada de bom encontrei nas pesquisas.

As novidades atuais são o Avelós e o Ipê-roxo. O problema é que as pessoas acham que é só fazer um chazinho, sem qualquer prescrição séria e o câncer irá embora. Os estudos com essas plantas são sérios, e por serem altamente tóxicas, precisam ser administradas em proporções seguras, passar por processos farmacêuticos que não podemos realizar em casa.

Isso sem falar nos e-mails falsos que divulgam vacinas inexistentes, com telefones e nomes de pesquisadores vinculados a instituições sérias, mas ao checarmos tais informações, nos deparamos com a realidade de sua falsidade, que gera enorme sentimento de frustração frente às expectativas exageradas que criamos previamente. Há também os casos da Auto-hemoterapia e do Bicarbonato de Sódio, com inúmeros seguidores e divulgação de e-mails e vídeos no YouTube.

Desculpem-me aqueles que fazem uso desses produtos pela posição tão contrária ao que gostariam de ouvir, mas não posso me omitir de repassar o que aprendi quando passei pela fase de descoberta da doença.

Não quero que ninguém acredite piamente no que escrevo, pelo contrário, quero que pesquisem tudo, que confirmem as informações obtidas nas pesquisas com seus médicos, nutricionistas, farmacêuticos, fitoterapeutas... Tomara que uma dessas promessas ou outras que eu ainda não tenha ouvido falar seja comprovada, que haja meios de tratarmos doenças tão sérias de uma maneira menos traumática e demorada, mas enquanto isso não acontece, sigamos com os tratamentos "oficiais", que trazem efeitos colaterais passageiros, mas também trazem esperanças reais e o principal: nossa cura.

Para ter saúde, mesmo estando em tratamento de linfoma, precisamos do básico: alimentação saudável, cuidados médicos e lucidez. Isso inclui o apoio familiar, a confiança e a seriedade dos serviços de saúde em que somos atendidos, a ocupação saudável de nosso tempo, o auto-conhecimento e a reformulação de nós mesmos, os objetivos de vida e a alegria de viver.

\o/ Abraços



Atualizações 2012:


Muitíssimo cuidado com remédios caseiros... 

Já ouvi falar em garrafadas de babosa... Tenho uma amiga que vende Aloe Vera, da Forever, mas nem esse eu tenho coragem de tomar. Quando perguntei isso ao meu hemato, ele disse que se eu quisesse, poderia tomar, mas não tinha nada de milagroso, e que eu não deveria seguir o exemplo de um outro paciente, que relatava se sentir muito bem quando tomava a tal garrafada, cujo preparo incluía uísque!

Eu tenho MEDO dessas “coisas” que não têm comprovação científica e acabam sendo divulgadas como "remédios naturais e curas milagrosas". Mesmo não seguindo nenhuma religião, prefiro as pílulas de papel do Frei Galvão, as orações, as missas de São Peregrino, os tratamentos espirituais, holísticos, etc, etc.

CUIDADO!!! MUITO CUIDADO!!!
Há terapias e terapias, e essa história de que "o que não mata engorda", ou "mal não vai fazer", é mito! 
Há chazinhos inocentes, que podem cortar o efeito das drogas utilizadas na quimioterapia. Consultem seus médicos antes de qualquer aventura. 

O chá da folha da graviola, por exemplo, não tem comprovação de benefícios. Há os que dizem que combate o linfoma, mas também há mostras de que ABAIXA a imunidade. Na dúvida, eu não tomo. Já me basta a toxicidade das drogas prescritas controladamente. 

Alimentação saudável, balanceada, com prescrição de nutricionistas ou nutrólogos, isso sim contribui muito. Minha úlcera gástrica foi totalmente cicatrizada com pequenas doses de omeprazol e dieta de proteção ao estômago. Alguns desses hábitos eu carrego até hoje, e me ajudam a combater as dificuldades da quimio.

ACUPUNTURA, SÓ SEM AGULHAS! Existe, conversem com os médicos.

A grande receita é BOM SENSO, RESPONSABILIDADE CONSIGO!

Fé na vida!

C@rin

5 comentários:

  1. Cristiane,
    Sou da Revista da Abrale e estou escrevendo uma matéria sobre escrita terapêutica.
    Acredito que você possa contribuir com a matéria contando um pouco de sua experiência com o blog. O que acha? Meu e-mail é andre@rmceditora.com.br. Entre em contato.
    Abs.
    André

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristine
    Muito oportuno seu comentário tão real,verdadeiro e muito importante, pois as pessoas tem a forte tendência de acreditar em facilidades que as vezes só complicam o tratamento, protelando a urgência chata e dolorosa de qualquer tratamento na esperança dos milagreiros chás e outras promessas quase sempre ineficazes.Continue sua luta que tenho certeza que será vitoriosa.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Deborah!

    Obrigada pelo comentário e incentivo.

    Como há 2 Deborahs na minha vida, fiquei curiosa para saber de você.

    ResponderExcluir
  4. Tempos atrás saiu uma nota sobre o chá verde cortar o efeito de quimioterapia na Revista da ABRALE, que também está noticiado no G1!
    http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL988074-5603,00.html

    ResponderExcluir
  5. A ANVISA já proibiu: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/anvisa-proibe-alimentos-e-bebidas-a-base-de-aloe-vera

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin