Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

domingo, 26 de abril de 2009

Os famosos linfomas...

Tempos atrás, eu e outros pacientes de linfoma, começamos a pesquisar personalidades que tiveram linfoma, mas a história não foi pra frente. Nosso objetivo era através desses casos propor uma campanha para a Abrale, de conscientização e desmistificação a respeito desses tipos de câncer ainda desconhecidos, para os quais não existe prevenção e pouca divulgação dos sintomas. Tópico na íntegra:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=6996354&tid=5278246272906617945

Nossa pequena lista:

Joey Ramone
Gabriel Garcia Marques
Raquel Endres - esposa do jogador de vôlei Gustavo Endres
Delta Goodrem - atriz e cantora australiana

E ontem somou-se à pequena lista de "celebridades" a Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff

Agora, talvez, ao ouvirem a palavra linfoma, as pessoas façam uma cara de "entendi... essa é a doença da ministra, que é fácil de tratar, e a quimioterapia é fácil!"

Só que a história não é assim tão simples. E como me disse uma amiga ontem, agora é capaz dos peritos negarem nossas licenças médicas, pois a ministra disse que não alterará seu ritmo de trabalho, que é tudo tranqüilo... Vamos aguardar, e "crer" que os peritos são médicos, e não povo que acredita em qualquer coisa, que sabem avaliar os casos e respeitar a opinião dos médicos que nos assistem continuamente em nossos tratamentos.

Uma colega de Orkut postou na comunidade "Eu tive linfoma de HODGKIN" o link de uma matéria muito esclarecedora e de fácil acesso, da Revista Viva Saúde:
http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/34/artigo34720-1.asp http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/34/artigo34720-2.asp

Como sempre, a informação é urgente!

O câncer não faz distinção de classe social, hierarquia ou liderança política, raça, credo, sexo, idade... Pode atingir todos os seres humanos e quase todos os animais (os tubarões não desenvolvem cânceres). O acesso e qualidade do atendimento e tratamento que cada um tem é que fazem a diferença.

Infelizmente, saúde ainda não é direito efetivo de todos. Na constituição brasileira é direito dos brasileiros e dever do governo, mas na prática a história é outra...

Quem sabe com o câncer "assombrando" Brasília, nossos representantes comecem a perceber que o país está doente; que nosso sistema de saúde está longe do que precisa para atender dignamente sua população.

Além do conhecido caso de "Highlander" do nosso vice-presidente José Alencar, que há anos luta contra o câncer e do recém divulgado linfoma da ministra Dilma, o deputado Beto Albuquerque, do RS, perdeu o filho no início do ano, vítima de leucemia. Aliás, a luta de seu filho para encontrar um doador de medula óssea não aparentado compatível é que impulsionou a recém sancionada lei de criação da semana de mobilização pela doação de medula óssea, a celebrar-se todos os anos, de 14 e 21 de dezembro.

Com certeza haverá inúmeras reportagens sobre o caso da ministra, muita especulação, mas também muita informação. É o momento "de ouro" para conscientizar nossa sociedade. Vamos pensar e sugerir ações à ABRALE, Associação Caio Taioli Rosa, INCA e outras instituições!

\O/Abraços!

5 comentários:

  1. Nossa, legal isso de vocês procurarem famosos com linfoma para informar outras pessoas, é uma doença pouco conhecida, mas a agora que a dilma foi diagnosticada com a doença, isso vai mudar.

    Bacana você também falar disso, Cris.
    Texto muito bem feito :D

    =* beijo enorme, querida.

    ResponderExcluir
  2. Agora é uma famosa brasileira, vamos ver se ela vai se sensibilizar com a causa e conhecer a realidade brasileira, a luta para se conseguir a cobertura dos planos de saúde, a espera pelo atendimento público...
    Nada como sentir na pele...
    Pri (comunidade Doença de Hodgkin)

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que o o GAbriel Garcia Marquez tinha tido.... meu escritor favorito!!!!!!!!!!!!


    Acho que sempre bom quando famosos divulgam qualquer tipo de doença!!!

    Abre uma discussão interessante, hoje todos os telejornais falaram do linfoma.

    Melhor ainda ver ela toda lindona, fazendo quimio..... é uma quebra de paradigmas...

    ResponderExcluir
  4. Gabriel Garcia Marquez tbm? Nossa, por essa eu não esperava.

    Acho muito bom aparecerem esses linfomas famosos, pois só assim as pessoas se conscientizam de que o Linfoma e outras formas de câncer podem atingir qualquer pessoa, independente do que ela faz.Finalmente agora, principalmente com o caso da ministra as pessoas vão ouvir a plavra Linfoma e vão saber oq é.Quem sabe assim mais casos são diagnosticados mais cedo tbm.

    adorei o post!
    um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Quando soube do caso da ministra Dilma foi a primeira coisa que pensei: Agora as pesquisas que estão na gaveta esperando liberação de verba prá conclusão vão pro forno.
    Tomara que, infelizmente, isso sirva para alguma coisa.
    Mas já estou decidida: na próxima encarnação quero ser um tubarão!!
    bjs,
    Marilisa

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin