Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

domingo, 23 de agosto de 2009

Meu 1º PET-CT

Dia 02 de Julho de 2009 eu realizei pela primeira vez esse exame. Minha expectativa para fazê-lo era enorme, posto que a Cintilografia com Gálio realizada em Abril não acusou qualquer captação anômala de atividade metabólica, ou seja, fiando-se nela, eu já estava livre do linfoma naquela época, antes de mais 2 ciclos de quimio ABVD, que foram feitos para cumprir o plano de tratamento com segurança. Eu acreditava piamente que depois do PET seria encaminhada para a radioterapia, aliás, para a qual eu já estava pronta a marcar a 1ª consulta para o dia seguinte ao do retorno ao hemato levando o resultado negativo do PET.

Dia 10 de Julho, uma sexta-feira chuvosa aqui em São Paulo - emenda do feriado de 9 de Julho - lá fui eu sozinha ao hospital, buscar o resultado do exame. Lógico que eu estava ansiosa para ler com todas as letras o meu atestado de liberdade, estava muito confiante nisso, tanto que estava preparando um torpedo no celular para enviar a algumas pessoas com as quais eu não poderia falar naquele momento, pronta para ligar em casa chorando de alegria (como fiz quando li o laudo da cintilografia), pronta para correr ao encontro da minha amiga que trabalha no hospital... enfim, pronta para festejar uma grande vitória. Só não estava pronta para levar o enorme balde de água fria que veio no laudo... atividade metabólica anômala na região do mediastino...

As áreas de concentração anômala do 18F-FDG observadas correspondem a sítios de atividade metabólica celular anormal (lesões em atividade).

Com certeza essa foi a pior notícia que recebi no último ano. Nem mesmo o diagnóstico do linfoma de Hodgkin me deixou tão triste. Naquele momento tudo me pareceu horrível, toda a expectativa ruiu e deu lugar a uma enorme frustração... Frustração... essa é a palavra certa para expressar o que senti naquele momento.

O torpedo inacabado ficou por muitos dias nos rascunhos do meu celular, o abraço na minha amiga não foi dado, o telefonema para casa também não, e o grito de alegria e liberdade teve de ser contido e guardado para quando eu refizer o exame e o resultado finalmente sair negativo.

Caminhei cabisbaixa para a saída do hospital, tentando conter as lágrimas, sem olhar no rosto das pessoas pelas quais eu passava, tentando ligar para alguém (sem sucesso), até que vi um torpedo de incentivo recebido pela manhã, e liguei para a pessoa, que me atendeu em tom de alegria, mas infelizmente notou pela minha voz chorona, que o resultado não fora o esperado. Com muita calma pediu que eu me acalmasse, que eu ainda teria de passar em consulta com meu médico para saber os próximos passos do tratamento, e que nada estava perdido, pelo contrário, havia muito a fazer ainda. Acho que esse foi um grande marco na minha relação com meus amigos da "Liga da Justiça". A partir dali recebi um enorme apoio um tanto inesperado de meus novos amigos, jamais vistos pessoalmente. Foram torpedos, telefonemas, mensagens no msn, orkut, chat... enfim, se fizeram presente num momento em que o mundo real estava totalmente triste e aflito, não que o virtual também não estivesse, mas por tratar-se de pessoas que passam ou passaram pelos tratamentos oncológicos, conseguiram chegar em mim de uma maneira especial no momento mais tenso que passei.

Agora vou explicar o motivo da enorme frustração e desespero que senti ao pegar o laudo.

Depois que comecei a quimioterapia foram realizadas 3 tomografias computadorizadas (Fevereiro, Abril e Junho) para acompanhar a resposta do organismo ao tratamento, em todas elas, apesar de haver diminuição das dimensões e quantidades dos linfonodos, sempre pairou a dúvida se eram ou não "tecidos mortos" ou "massas residuais", como cicatrizes da doença e, para sanar essa dúvida há 2 alternativas: PET-CT ou nova biópsia dos linfonodos.

Felizmente foi possível realizar o PET, posto que se o linfonodo retirado cirurgicamente para a biópsia fosse um dos que não apresentaram atividade metabólica da doença, eu poderia hoje estar terminando a radioterapia e depois de pouco tempo a doença recidivar (falsamente), ou seja, voltar, e talvez com maior resistência aos tratamentos.

Desde que meu médico viu as tomografias de Fevereiro, depois de 3 ciclos de ABVD, que ele vem conversando comigo sobre eu ser candidata a transplante de medula óssea autólogo, que eu não era uma paciente refratária (que não responde) à quimioterapia, porém, provavelmente devido à demora em diagnosticar e iniciar o tratamento correto, meu organismo deve ter tentado combater a doença, e por isso a resposta à quimioterapia não ter sido completa. Nas TC's de Abril, acompanhadas da Cintilografia, nossas perspectivas para terminar o ABVD e partir direto para a radioterapia foram às alturas, e por isso foram feitos mais 2 ciclos de ABVD, totalizando 16 sessões (8 ciclos). Do contrário esse protocolo quimioterápico seria trocado imediatamente para me preparar para o TMO (Transplante de Medula Óssea), como estou fazendo agora.

A palavra "TRANSPLANTE" ainda é assustadora, talvez até mesmo um tabu, posto que é uma terapia muito mais agressiva. Porém, tratando-se de transplante autólogo (do próprio paciente, sem doador) não há necessidade de testes de compatibilidade, sem rejeição, sem filas de espera, sem grandes complicações. Mas esse é um assunto que deve ser tratado em outra postagem.

2 comentários:

  1. Cristine, eu sinto muito que tenha tomado outro rumo seu tratamento, eu senti a mesma coisa que vc qd meus tumores cresceram. Força pra vc querida! Ainda temos muitos planos. Vamos ficasr curadas!

    ResponderExcluir
  2. Cristine nós estamos na mesma posição que vc, só que com minha netinha. Estamos ansiosos para saber o resultado do pet ct, que chegará hoje a tarde. Estou apavorada e ao mesmo tempo confiante de que deu tudo certo e que ela não precisará mais de quimio. Mas vamos ver o que acontece.
    Forçapra vc pra todos que pasam por isso.

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin