Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A incógnita do sabor perdura...

Minha mãe diz que o cheiro era muito suave, que era difícil decifrar. As enfermeiras dizem que sentiram cheiro de palmito, misturado com milho, muito adocicado. Eu mesma não senti nada.

O procedimento é muito tranqüilo.
Depois de receber o protocolo quimioterápico BEAM por 6 dias seguidos, recebi hidratação e alguns medicamentos e as células tronco da medula que foram coletadas e criopreservadas (congeladas a -70ºC). A medula veio em 2 bolsinhas de sangue, que foram colocadas num aparelho que estabiliza a temperatura à temperatura corporal antes de ser infundida.

É na realidade uma TRANSFUSÃO de sangue!

A única sensação estranha que tive, foram umas pontadinhas na região da boca, que segundo a médica, deve-se ao DMSO (conservante) utilizado. Parece que esse conservante que também faz com que os tais sabores sejam associados a alimentos.

Agora estou com a imunidade lá no pé... 100 leucócitos... Faz 3 dias que recebo plaquetas, pois estão abaixo de 30.000. Todos os dias recebo um sorão de 2.000 calorias, com alguns eletrólitos (potássio, magnésio) e medicações, além de antibióticos e antifúngicos. O bom, é que tudo isso é feito via cateter, sem qualquer punção em veias. Todos os dias tomo uma injeçãozinha de Filgrastine (granulokine) para estimular a medula a voltar a funcionar. Conforme a medicação que tomo, sinto mais ou menos sono durante o dia, mas isso é normal.

Há dias em que amanheço enjoadinha, mas logo passa. Devido à baixa imunidade, estou com mucosite, que é a descamação que pode atingir todo o trato gastro-intestinal, mas até que estou indo bem. Tomar picolés de frutas tem ajudado.

Enfim, estou esperando essa medula "pegar no tranco"!!!

7 comentários:

  1. Carin,
    Confia que ela tá "pegando"!
    Boa sorte.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Carin! Ela, a medula, ta chegando ... A mucosite, logo passa. O que vc passar aí será o pior,depois tudo vai se ajeitando e mesmo sem saudades dessa fase, vc a verá como positiva e aprendizado. E ainda está dando uma aula sobre esse assunto. Fique bem, querida. Todos os que a amam (e são muitos) esperam você sair dessas férias (como é a hospedagem?) saudável, bonita e feliz. Beijinhos carinhosos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Carin!

    Os soldadinhos estão caminhando para a vitória. Nem preciso dizer que é só ter um tanto de paciência, né? Você dá exemplos de que faz direitinho a tarefa de casa. Você sempre me pareceu equilibrada!
    Daqui a pouco conversaremos sobre sua experiência de voltar ao trabalho. E eu te cobrarei que os seus passeios ao NE deverão conter Fortaleza.

    Na torcida sempre,
    Nena.

    ResponderExcluir
  4. CARIN....
    É TÃO BOM SABER Q VC ESTA REAGINDO TÃO BEM A ESSE TMO! MELHOR AINDA É VER ESSA SUA SERENIDADE...
    ESTOU AQUI EM ORAÇÕES PARA PEGA DE SUA MEDULA...
    OBRIGADA POR COMPARTILHAR CONOSCO ESSA SUA EXPERIENCIA, DE FORMA TÃO CLARA E OBJETIVA, PARABENS POR ESSA INTELIGENCIA E POR ESSA FORÇA INCRIVEL!!

    LOGO, LOGO ISSO VAI TER PASSADO... E VIDA NOVA!!!
    BJOS...

    ResponderExcluir
  5. Carin...minha linda!!! Nossa, eu estava afastada mesmo e não sabia de seu transplante, nossa fico muito feliz por essa gde fse em sua vida!!! Mais feliz ainda de ver td dando certo, e vc feliz.....!!!
    Deus te abençoe sempre....sempre!!! Muitos beijos, fortes abraços!!!
    Mazé a mãe do Caio!

    ResponderExcluir
  6. Afeeeeeeeeeeeeeeeeee...
    Li a descriçao com um friozinho na barriga.........!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Já pegou!


    Sabe que estou em constante vibraçao por ti!

    ResponderExcluir
  7. Minha amiga...
    Sinto, mesmo de tão longe, que tudo vai dar certo!
    Não se sinta nunca sozinha nessa luta, pois tem muita gente virtualmente torcendo por vc!!!
    Eu sou uma delas!

    Bjos

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin