Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

terça-feira, 30 de março de 2010

A ISA precisa de um TMO


Quando todos se conscientizarem do seu papel no mundo, encontrar um doador de medula óssea será mais fácil.

Quando assistimos uma novela, filme ou até mesmo quando sabemos da história de alguém que precisou de um transplante de medula óssea, nos comovemos momentaneamente, no dia seguinte já esquecemos e seguimos nossos caminhos sem a menor culpa, e junto com isso, esquecemos de nos cadastrar como possíveis doadores. Isso mesmo, "possíveis". Uma parcela muito pequena das pessoas que se cadastra no REDOME irá realmente doar medula óssea. Mas nessa loteria, podemos salvar uma vida!
Essa menininha é a Isa, tem 2 anos, e uma anemia chamada Síndrome de Blackfan-Diamond. Para se curar dessa doença, e parar de passar por transfusões de sangue, ela precisa de um TMO, para o qual não encontrou doador compatível em sua família, por isso seus familiares começaram uma campanha de conscientização da sociedade, para que as pessoas se cadastrem como possíveis doadores de medula óssea.

Vale lembrar que doação e transplante de medula óssea NÃO SÃO CIRURGIAS!!! É doação e transfusão de sangue!!!

Mesmo nos casos em que a coleta do doador é feita em centro cirúrgico, não é cirurgia. É um procedimento realizado em centro cirúrgico devido à sedação e sua monitoração, posto que o procedimento consiste em punções com agulha própria no osso da bacia. 

Eu fiz a minha biópsia da medula óssea sem sedação, apenas com anestesia local, igual a utilizada pelos dentistas, e em seguida, já com o curativo, fui para casa. Mas biópsia é diferente de doação de medula, é só um fragmento do osso, não o sangue que fica em seu interior.

Mas repito, atualmente têm sido cada vez mais empregado o método de coleta das células tronco da medula por meio de aférese, que é a filtragem do sangue, o que foi feito para o meu auto-transplante. 

Esse é o blog da Isa: http://isadoemedula.blogspot.com/

4 comentários:

  1. Olá Carin,
    Conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de medula óssea é sem dúvidas um passo importante para salvar mais vidas.
    Para ser um candidato a doador de medula é preciso ter entre 18 e 55 anos e boa saúde. As pessoas interessadas devem procurar um dos hemocentros do país ou o INCA. Fazer o cadastro de doador de medula é simples e rápido: é retirado apenas 5ml de sangue e o candidato deve preencher uma ficha com dados pessoais.
    Para saber mais sobre o tema clique aqui: bit.ly/bOqRS0
    Divulgue o link!
    Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  2. Oi Carin, quanto mais divulgação melhor... estou pesquisando também sobre o laboratório Lavousier que tem preços populares para: tomo, resso, etc...
    Vc tem algum conhecimento sobre isso...
    Feliz Páscoa querida!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Carin,

    Não sei se a reportagem abaixo já é de seu conhecimento ou não, na dúvida deixo aqui o link: http://colunas.epoca.globo.com/mulher7por7/2010/03/31/a-comovente-historia-da-mae-de-uma-outra-isabella/

    Espero que ela lhe seja útil de alguma forma.

    Fique em Paz.

    FSF.

    Apague este post após a leitura, por favor, sim?!.

    ResponderExcluir
  4. Carin, se vc não se importar, vou colocar esse texto no eu blog, com os devidos links e créditos.

    Bjs

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin