Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

terça-feira, 13 de abril de 2010

Equipe de Radioterapia


A equipe da radioterapia é composta pelo Radioterapeuta ou Radio-oncologista, o Físico Médico, o Técnico em Radioterapia, o Enfermeiro Oncológico e o Técnico em Enfermagem.

O Radioterapeuta é o médico especializado em usar radiação para o tratamento de câncer.

O Físico Médico é o responsável pelos cálculos que vão garantir que a prescrição médica seja adequadamente cumprida. É o respondável por verificar a dose de radiação e a localização da área a ser tratada diariamente.

Técnico em Radioterapia é o responsável por reproduzir a localização da área a ser irradiada e por tratar o paciente diariamente.

O Radioterapeuta trabalha em conjunto com vários outros especialistas em câncer, tais como: oncologista clínico (faz a quimioterapia), cirurgiões, patologista, radiologistas, neuro-cirurgiões, odontólogos, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, entre outros. A equipe multidisciplinar garante o completo atendimento do paciente e é essencial no planejamento da radioterapia.

Enfermeiro Oncológico é o profissional responsável pelo Planejamento do Cuidado de Enfermagem ao binômio paciente-família, durante todo período de tratamento. Avaliação dos pacientes sob sua responsabilidade semanal/ diária; Identificação dos problemas - tomada de decisões; Prescrição das intervenções; Execução dos cuidados ; Avaliação dos resultados obtidos. Educação para alta; Liderança e orientação dos técnicos de enfermagem na execução do plano de cuidados.

Técnico em Enfermagem tem a função de Conhecer o plano de cuidados elaborado pelo Enfermeiro Responsável, buscando informações na documentação de enfermagem para realizar suas ações, trazendo informações/alterações clínicas para a tomada de decisão do Enfermeiro Responsável. Executando ações e intervenções planejadas pelo Enfermeiro e auxiliando os pacientes e profissionais envolvidos no tratamento.


SIMULAÇÃO

Antes que a radioterapia inicie, a equipe da radioterapia deverá determinar o tipo de radiação a ser feita, o local a ser tratado e a quantidade de radiação que o paciente receberá. Isso é feito através de um processo chamado de SIMULAÇÃO.


Durante a simulação o paciente é colocado na mesa de tratamento e o radioterapeuta define o local a ser tratado. Neste dia são feitas radiografias ou mesmo tomografia computadorizada além de serem feitas algumas marcas na pele do paciente. Estas marcas podem ser definitivas, chamadas tatuagem, ou temporárias e servem de guia para determinar a exata área a ser tratada diariamente.


Dependendo da área a ser irradiada, mácaras ou moldes podem ser feitos.

Após a simulação, o médico radioterapêuta junto com o físico-médico definem qual a dose e qual a melhor maneira de se administrar esta radiação.

Um comentário:

  1. Muito esclarecedora essa sequencia de posts sobre radioterapia. Ainda nâo tinha lido nada com essa profundidade. Valeu. Bjs

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin