Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Indignação e desrespeito

Ontem e hoje soube que duas pessoas que conheci no flat, na época do TMO, foram embora desse mundo: Raniery e Marcelo.

Eu não era muito sociável lá, conversava vez ou outra com algumas pessoas, os enjôos se encarregaram disso, e como todos éramos pacientes, grande parte do tempo estávamos descansando dos procedimentos diários. Mas mesmo assim, conseguimos fazer algumas amizades.

Sei que nessas lutas, nem todos conseguem sair sãos e salvos. Sei que muitos ficam pelo caminho, mas mesmo assim, cada perda (ou perca como diria uma pessoa que não conheci, rsrs... menAs perCa!!!) é lastimada, sentida como se fosse um pedacinho meu. Não é um pedacinho como nos referimos aos familiares, mas é um pouquinho de esperança que morre, uma estrela que se apaga no caminho chamado tratamento, que a doença nos impõe.

Mas resolvi escrever hoje não para falar de sentimentos particulares, embora presentes. Vim aqui escrever sobre situações desrespeitosas que muitos pacientes passam nos momentos em que mais precisam de auxílio e principalmente de atendimento rápido.

Soube hoje, que um dos pacientes do meu médico, também com LH, só agora vai começar o transplante. Ele colheu as células tronco para o tmo no dia em que eu tive alta do hospital, 28/01. Fora que entre o ICE e a quimio de mobilização o convênio já havia demorado mais de 1 mês para autorizar. Ele teve de resguardar seu direito ao tratamento na justiça, depois de ser "enrolado" pela burocracia do convênio por um longo período.

Um outro paciente, com o qual tive contato lá, teve também um problema com o plano de saúde no meio dos  procedimentos do transplante. Quando esse problema foi resolvido, ele estava tão debilitado, que não resistiu, foi internado e não voltou para concluir o tmo.

Ano passado teve também o caso de um paciente, que fazia o tratamento pelo plano de saúde da empresa em que trabalha, que teve de ser transferido para o SUS no meio do TMO porque a empresa cancelou o convênio e ainda não havia feito contrato com outra operadora de saúde. Isso de ter de ir pro SUS no meio do tratamento também ocorreu com um adolescente que esteve conosco no flat/hospital dia em dezembro, pois o convênio não quis autorizar a continuidade do transplante.

Por que citei esses exemplos?

Para dizer que não podemos cruzar os braços!
Para dizer que precisamos ir até o fim nas ações judiciais e resguardar nossos direitos, seja pelos convênios ou pelo SUS, não podemos esperar a boa vontade de burocratas que só visam o lucro enquanto nossos tratamentos não acontecem e nossos problemas de saúde se agravam.

Existem mecanismos legais que fazem com que esses direitos sejam simplesmente atendidos pelos órgãos competentes, sejam públicos ou privados. Precisamos acabar com a mania do "jeitinho brasileiro", de conseguir tratamentos e outras coisas através de QI. É preciso se documentar e denunciar os abusos cometidos.

Infelizmente não temos os serviços que pagamos oferecidos de forma regular, é preciso buscar ajuda e aplicar punições para que o que era um direito nosso torne-se uma obrigação do prestador.

6 comentários:

  1. É Carin,
    Esse tipo de acontecimento costuma (ainda) nos deixar de queixo caido...será pela vontade que ainda temos de ver as coisas funcionarem direito??
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Precisamos sempre denunciar esses casos de flagrante desrespeito à vida humana!!!

    Que coisa louca imaginar que alguém pode morrer por que estão analisando se liberam ou não o tratamento!

    Fico louca de pensar que tantos filhos, maridos, esposas, pais e mães sobreviverão aos seus queridos sabendo que eles se foram por falta de um tratamento adequado!

    Bjos Carin!

    ResponderExcluir
  3. Isso choca mesmo, Carin E nem se precisa ser muito suscetível pra se sensibilizar com essa vergonha que transforma a saúde em mera mercadoria, como estão fazendo há tempos com a educação. Basta um mínimo de consciência social, de sentimento de cidadania.
    Devemos, sim, denunciar, colocar cada vez mais em evidência essas situações perversas e inescrupulosas que caracterizam o perfil desumano e mercantilista dessas corporações altamente lucrativas, que são os chamados planos de saúde "nestepaiz" e sua visâo unilateral e distorcida pela ganância.
    Mas as coisas só estarão mesmo perdidas qdo nós, sociedade civil organizada, perdermos nossa capacidade de indignação diante dessa merda toda que tentam nos fazer engulir. Bjos e saúde.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Carin, eu tb fico indgnada e muito triste, pensando nas pessoas que nem imaginam como fazer pra reclamar seus direitos. Simplesmente acreditam que não têm direito.
    Como te falei, minha mãe vai fazer o tratamento com anticorpo monoclonal, não coberto pelo convênio. Mas vou atrás e vou tentar receber de volta o que será pago.
    É importante que todos entendam que isso não é favor que estão recebendo. É um direito que têm!

    ResponderExcluir
  5. Vamos aproveitar mais as oportunidades.
    Acho que está no sangue mesmo falar sobre nossos direitos explicar o que é o controle social é uma luta de muitos anos atualmente nos Conselheiros de Saude dos Movimentos Populares de Saude estamos sempre nos seminarios.Ano passado no 1ºs eminario de politicas publicas em saude da mulher no municipio de São Paulo, foi falado muito sobre esta questão dos nossos direitos, uma coisa que me intrigou é que tem acontecido é o aumento do volume mamario no homem, tomando muita bomba, bebendo, fumando muito.O CA no homem é atrás do mamilo e parece com uma pedrinha a cirurgia é igual a da mulher.
    Temos muito a falar sobre o controle social, nos conselheiros já estamos nos reunindo para o forum de saude mental em São Paulo.
    Já estou como delegada representando ZN.
    No proximo dia 06/05/2010 DR.Dalmo Dallari estará na Assembleia Legislativa para uma palestra sobre Direitos HUmanos e nossos direitos que não estão sendo respeitados.
    O que está fazendo é maravilhoso,
    Todas as considerações tem de ser colocadas em pratica muitos não sabem dos seus direitos.
    Tenho muito orgulho de voce.
    TE AMO MUITO
    mãe

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin