Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Entraves à doação de medula


Infelizmente, o que deveria ser fácil pode ser muito difícil. Cadastrar-se como doador de medula óssea ainda é difícil.


Não posso falar de lugares que não conheço, ou seja, de outras cidades brasileiras, mas posso falar da realidade paulistana, que considero ridícula.

São Paulo é a maior cidade do país, da América Latina, do hemisfério sul do nosso planeta, mas tem apenas um único endereço para cadastro no REDOME: o hemocentro da Santa Casa.

Pra mim isso é vergonhoso!

Há quantos hemocentros em São Paulo?
Há quantos hospitais habilitados/autorizados a fazer TMO?

Hoje, eu e meu médico falamos um pouco sobre isto. Nem ele sabe responder o motivo desse processo ser tão precário, apesar de estar atualmente um pouco melhor, em crescimento...  Porém... a fila de pacientes necessitados de uma medula compatível é grande, ou seja, há muita gente tentando ganhar essa loteria, que poderia ter mais "sorteios" se o cadastro de possíveis doadores fosse mais acessível, descentralizado. 
Algo que eu não imaginava, é que muitas vezes os exames complementares, quando há a possibilidade de alguém ser doador, muitas vezes atrasarem devido a problemas burocráticos, que acarretam por exemplo, a falta de kits para sua realização. Tudo isso pode fazer a diferença entre a vida e a morte de pessoas cadastradas no REREME (cadastro nacional de receptores de medula óssea). Os bancos públicos de sangue de cordão umbilical também precisam melhorar muito seu campo de ação. Já imaginaram quantas células tronco são jogadas no lixo diariamente? Isso é uma judiação, até mesmo um crime, mas infelizmente ainda é a realidade. 

Vamos falar sobre isso?

Por favor, comentem!

Aliás, os comentários estão liberados, nem vou moderá-los nesse post.

Um comentário:

  1. Aqui em Curitiba foi tranquilo
    ha dois anos sou doadora e rezo para ser compativel com alguem e assim poder ajudar.

    abraços

    dalva

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin