Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

domingo, 15 de janeiro de 2012

Mais um absurdo que chega ao fim


Infelizmente, os relatos de casos de insucesso precedidos por atitudes baixas por parte de profissionais da saúde é algo que não privilegia ninguém. São todos vítimas!



Dia 10/01, escrevi num grupo do facebook um pequeno desabafo sobre a situação absurda com que um paciente de linfoma era tratado num dos hospitais de tratamento do câncer mais respeitados do Brasil. E ontem, dia 14/01, esse paciente não suportou mais, foi-se embora.




Tenho uma amiga virtual, cujo noivo tem Linfoma de Hodgkin refratário, que mal responde aos tratamentos, e trata-se no Hospital Amaral Carvalho, em Jaú. Esse hospital, tão famoso, tão renomado, que tem fama de excelência, tem deixado TUDO a desejar no caso dele. Hoje, em decorrência de mais uma das inúmeras intercorrências que já teve, está internado, com aplasia, e sem que médicos especialistas - hematologistas - o examinem.

ABSURDO é pouco!

Ela diz que só passam médicos residentes, que nada sabem da especificidade do caso dele, e ainda dizem que é um caso que não tem mais jeito. Que não há nenhum tratamento possível, que é um CASO PERDIDO. Que ela tem de se preparar, pois ele poderá ir a qualquer momento.

Onde está a ética? Onde está o compromisso com a saúde, com a vida?

O absurdo terminou.
Terminou da maneira mais imbecil possível, com a sucumbência daquele que fora negligenciado. Neste sábado ele entrou para a triste estatística das vítimas do câncer, doença que não faz distinção de classe social, de credo, de cor, mas que pode ter melhor ou pior tratamento, conforme as condições financeiras de seu "hospedeiro". 
O absurdo terminou antes que eles conseguissem ter a consulta de 2ª opinião decente, no final do mês. Terminou de uma maneira muito covarde e desumana, com muita falta de ética e desrespeito à vida. 
Minha indignação é crescente, cada palavra pensada e escrita faz com que mil outras surjam em minha mente, não sei se devo dar vazão a tantos pensamentos de repúdio, por isso, vou ficar por aqui.

Por mais que a gente ouça que as chances não existem, sempre nos apegamos à possibilidade da equipe estar equivocada, pois ninguém pode dizer que alguém vá viver ou morrer até este ou aquele dia, se em decorrência desta doença ou de qualquer outra situação, pois para morrer, basta estar vivo. E também, a morte é a única certeza que temos na vida.

Assim como a Bruna (Tadeu), tenho certeza de que a Cris fez absolutamente tudo o que podia e até o que não podia para que o José Renato superasse a doença, para que conseguisse o melhor tratamento, embora não tenha sido possível salvá-lo.

Há dias em que casos assim pesam. Que nos causam angústia. Que nos mostram a triste realidade existente,  da qual tentamos nos esquivar em muitos dias, para não deixar a tristeza tomar conta, não deixar o desespero se instalar. Mas ao mesmo tempo, saber disso me traz indignação, e toda vez que me sinto assim,  surge uma grande força, que me move para a frente, me faz ter ideais, me faz conversar com outras pessoas e buscar maneiras de organização para a superação de tão graves obstáculos. 

Queria neste momento, ter um mega meio de comunicação para gritar ao mundo que nem todos que têm linfoma conseguem tratamento digno. Que nem todo o reconhecimento desse hospital foi capaz de garantir que profissionais éticos e humanos ali trabalhem. Infelizmente, estamos a anos luz de uma medicina humanizada e ética, que não meça esforços para conseguir o melhor para todos os seus pacientes. E ao mesmo tempo, agradeço a vida por ter colocado em meu caminho profissionais maravilhosos, compromissados, que realmente se importam comigo e busquem tudo para que eu seja tratada da melhor maneira, contornando todas as dificuldades, encontrando novos caminhos quando as estradas chegam ao seu final. 

3 comentários:

  1. Querida ...
    isso é um absurdo mesmo!
    Bom, mas hoje em dias os hospitais tem um meio de comunicação.... onde os pacientes são ouvidos... a tão sonhada ouvidoria.
    Mas não são tds hospitais que tem... se nós pacientes começássemos a exigir os nossos direitos e começar a falar sobre esses descasos, e ainda em um hospital famoso... ctza irá melhorar...e mais nhm paciente sofrerá isso.
    Pois pode ter ctza q a gestão desse hospital qdo ver que a sua IMAGEM está sendo ´acabada´ por profissionais desqualificados...atitudes eles irao tomar.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. E bota absurdo nisso. Mas olha, absurdo também é a gente acreditar que apenas a medicina tem razão. Aliás, nem é absurdo pois desde que nascemos somos programados e alienados a simplesmente aceitar a tudo que nos chega, sem questionarmos se é certo/errado, bom/ruim para nós. Apenas aceitamos e pronto. A ciência há anos já aceitou a famosa equação de Eintein de que E = MC2 (energia = massa x aceleração da luz ao quadrado), porém a medicina apenas aceita a massa, pois a energia como não é visível, então não existe. Toda e qualquer doença que nós temos são penas sintomas de algum bem mais profundo. E a medicina trata apenas os sintomas. E os sintomas eles aparecem apenas quando a doença já está estabelecida no corpo, e são os indicadores para se começar um tratamento. No caso do Câncer, ele é apenas um sintoma de algo bem maior: mágoa profunda. Mas vai tentar explicar isso pra medicina. Ou até para os mais céticos. Bom, vou contar meu caso, tenho LNH 4 celulas B altamente refratário agora. Estou sendo tratado no Erasto Gaertner, um hospital de alta referência aqui em Curitiba. Já fiz 23 sessões de quimio, de todos os tipos, porém o tumor sempre crescendo mais e mais. Daí agora eles me desenganaram de vez, dizendo que não tem mais jeito, então começaram uma quimio mais fraca, para me dar apenas qualidade de vida por mais um tempo. E o tumor crescendo d+, chegando ao ponto de no começo dessa semana eu já quase não conseguir abrir a boca para comer, pois o tumor fica no pescoço. Bom, há 2 semanas eu comecei a fazer uma dieta macrobiótica, fui até SP me consultar com o prof Tomio, um japonÊs de 85 anos que trouxe a macrobiótica pro Brasil. Resumindo, ante ontem eu percebi que o tumor começou a diminuir, já estou abrindo melhor a boca para mastigar. E se continuar reduzindo até a data da próxima quimio, eu vou suspender a quimio. A medicina patológica acha que sabe alguma coisa, mas não sabem de nada. O buraco é bem mais embaixo, e de tanta soberba e orgulho que existe nesse meio, sem contar o tanto de dinheiro que rola na indústria das drogas, eles não são capazes nem de tentar ouvir o que a gente pensa. Mais detalhes sobre o que eu estou passando nesse momento podem ser vistos no meu blog: www.NaPazdoEU.com

    Abraços e muita força nesse momento de dor.

    ResponderExcluir
  3. Sim, a ouvidoria existe, e pode ter certeza de que foi procurada, mas nada resolveu. Esse é o nosso país! Esse é o SUS!

    Mas esse não é o país das maravilhas, em que podemos nos deixar levar pelas fantasias e nos darmos alta dos tratamentos médicos comprovados, mesmo que não eficazes, nos agarrando a promessas tão infundadas quanto os devaneios dos contos de fada.

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin