Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Ela pulsará sempre em muitos corações

Eu escrevi o texto abaixo assim que soube da morte de Elaine Cesar. Agora está fazendo um mês que ela partiu, e o meu pensamento pouco mudou. Jamais me acostumarei com essa barbárie vivida por essa mulher e seus filhos.

C@rin - 26/02/2012




São Paulo, 1º de fevereiro de 2012.


Triste, inconformada, desiludida, incrédula, revoltada, indignada, passada, cansada, chateada... são tantos sentimentos, que nem consigo descrever todos...

Acontecimentos como a morte da Elaine mexem comigo. Muitas vezes me calo, me revolto sozinha por não ter nada de mais útil e acolhedor para falar às pessoas próximas a quem se vai. De certa forma é uma negação da realidade sombria que nos visita nessas ocasiões, e perpassa todos os nossos tratamentos. 

Nesta terça-feira senti um grande sono e cansaço depois de ler a notícia, de checar, de revisitar o blog, de escrever algumas palavrinhas no Facebook, e me debulhar em lágrimas. Já senti algo semelhante outras vezes, mas essa doeu diferente.

O sentimento de impotência é enorme. A indignação com aquele que detém o título de pai do seu filho mais velho é imensurável. 

Confesso que não gosto de sentir essas coisas, mas tal crueldade me enoja. 

Rudá. 32 semanasQuando eu digo que relacionamentos/casamentos e principalmente filhos, são coisas muito sérias, algumas pessoas me julgam extremista ou até medrosa, mas essa história prova que sempre temos de ter consciência de tudo em nossas vidas, para vivê-las da melhor maneira, com muita paixão e também muita razão, precisamos equilibrar tudo.

O perfil da nossa amiga foi excluído do facebook, mas seu blog continua aberto. Mais do que isso, sua obra está e continuará viva, tanto em seus trabalhos artístico-culturais quanto nos seus filhinhos lindos. 

Quero muito que seu projeto do documentário sobre alienação parental, idealizado para denunciar as atrocidades vividas por ela e muitas outras famílias dilaceradas pelo egoísmo e maldade de quem antes fez juras de amor, e depois usa/usou seus próprios filhos para magoar e derrubar o antigo parceiro. Quero que a Justiça Brasileira julgue corretamente todos os fatos, denúncias e episódios que acabaram por roubar meses de uma fase que precisava ser de tranqüilidade e segurança na vida dessa mulher que conheci apenas pelas frias telas de computadores, mas que é real. Quero a cada nova vez que eu pisar no TeatroOficina, sentir a emoção do ano passado, por cantar naquele lugar sabendo de sua luta, sabendo que ali dentro, ela participou de inúmeras criações, de momentos incríveis, que seus filhos foram gerados naquela atmosfera criativa, artística e livre. Quero que Théo e Rudá tenham a mãe sempre viva em seus olhares, em seus sorrisos, em suas trajetórias. Quero que pelo menos o Brasil saiba quem foi essa moça batalhadora, que encontrou uma força inigualável para combater o linfoma e a inveja psicótica durante uma gravidez, e ainda trazer à Terra mais um menino calmo, saudável e sorridente, assim como reconquistar a guarda e a alegria de ter seu filho mais velho, de apenas 4 anos. 


Elaine venceu na vida. Só que o empenho foi tão grande, tão avassalador, que consumiu anos a que teria direito para acompanhar o crescimento de seus filhos, para produzir novas artes, para rir, saborear e vibrar em inúmeras outras aventuras. Agora, seu exemplo nos guia em busca de dias melhores, pois se uma moça bonita, em tão delicado momento, foi capaz de superar tantos obstáculos e ainda gerar um filho super saudável, sorrindo para a vida, encarando-a de frente, com garra inigualável, quem somos nós para reclamar ou esmorecer?



Elaine Cesar, eu te agradeço pela luta incansável, pela coragem, pela fibra que provou ter. 

Tal qual o título de seu último post no blog, Elaine: "Tempo. Silêncio."

Você continua viva em muitos e muitos corações. Parabéns!


Conheçam essa história no blog Câncer, gravidez e alienação parental . E vejam um trecho de um de seus últimos trabalhos, o documentário sobre José Celso Martinez Corrêa e o TeatrOficina: "EVOÉ! Retrato de um antropófago"





Um comentário:

  1. Adorei seu post sobre a Elaine, pessoa que conheci através do blog e por quem senti admiração profunda pela coragem de enfrentar os problemas. A história da Elaine me tocou fundo também, tanto a batalha judicial pela guarda do Théo como a batalha contra o câncer, são carga pesada demais pra suportar. E ela encarou de frente, com um otimismo e garra surpreendentes.

    Parabéns pela sua homenagem!!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin