Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Pedido de Aposentadoria

Eu já disse adeus, já falei até nunca mais, mas ele insiste em voltar...

Que história estranha!

Será uma briga conjugal? 
Será que rompeu um relacionamento afetivo? 
De quem realmente ela está falando?

O fato é que estou me despedindo definitivamente desse senhor que apareceu na minha vida, fez meu corpo de hospedeiro e aqui não tem lugar para ele. São 4 anos de convivência forçada, um pequeno afastamento de pouco mais de um ano, mas sempre tendo notícias, e agora não dá mais. É uma conversa definitiva, um acordo amigável (nem tanto), e com intervenção de outros interessados, para que tudo seja resolvido a contento: separados e amparados. Estou prestes a colocar um ponto final no linfoma, e como o blog é "Encontrando Dr. Hodgkin", acho que é hora de mudar o foco, de tirá-lo da minha rotina. Não sei exatamente como darei continuidade, mas sei que o linfoma não mais habitará o meu organismo. 

Demiti-lo daria margem a ele procurar outro emprego, e não quero que ninguém mais tenha essa doença (sei que é utópico, mas é o meu desejo), por isso, não vou lhe dar "aviso prévio", nem será uma "demissão sumária". Também não vou assassiná-lo, pois me tornaria uma criminosa, e ao contrário, sou e estou sempre a favor da vida, não da morte, mesmo que seja do meu pior inimigo - e o Dr. Hodgkin já morreu há mais de um século (1866). E, apesar dos pesares, dos transtornos a mim e a todos que me cercam, aprendi algo nesse período, enxerguei pessoas, situações, lugares que antes eu fazia questão de ignorar, de me afastar, de me abster de qualquer opinião e muito menos envolvimento. Hoje sei que não sei nada desse universo paralelo da falta de saúde no nosso Brasil, mas sei também que há muitos profissionais, pacientes, seus familiares, seus amigos, e pessoas simplesmente bem intencionadas, que lutam por sua recuperação, por sua ampliação e garantia nos mais diversos recantos desse país gigantesco de contrastes e desigualdades.

Cheguei à conclusão de que aposentando o Dr. Hodgkin, terei oportunidade de continuar conversando e encontrando com ele em outros âmbitos, tentando encontrar maneiras de ajudar outras pessoas vencer as dificuldades, a passar pelos tratamentos necessários com a cabeça erguida, com esperanças reais, pautadas em dados, em vivências anteriores, em trabalhos bem sucedidos e também em novas frentes, com novas pesquisas e tratamentos inovadores. Apesar de toda a brincadeira, o Dr. Hodgkin foi um grande médico, ao qual só tenho a agradecer, pois ainda no século XIX, conseguiu identificar essa doença que ainda hoje afeta tantas pessoas em todo o planeta. E quanto mais tempo passa, mais ferramentas para combatê-la têm surgido, e os avanços da medicina na onco-hematologia têm sido intensos e constantes nos últimos anos, coisa que em grande parte se deve ao tempo que já têm sido estudada.

Enfim, daqui a poucos dias farei o novo transplante de medula óssea, me livrarei do linfoma não só com a  contribuição das medicações quimioterápicas, da radioterapia, mas principalmente com o enxerto (transplante) de células de uma medula óssea saudável (do doador), que não mais permitirão que meu organismo produza as células doentes, que as enxergue como defeituosas e combata-as, fazendo com que voltem a ser produzidas corretamente e cumpram suas funções de defesa do meu organismo. Vou explicar esse novo transplante noutro texto.

O processo de aposentadoria já está montado, sendo revisado e nos próximos dias será protocolado e encaminhado para o instituto de previdência validar e publicar a tão esperada aposentadoria do Dr. Hodgkin.

Fé na vida e descanso ao Dr. Hodgkin!

3 comentários:

  1. Como estava dando erro ao postar comentários eu retirei a confirmação de letras/palavras. E não vou encerrar o blog, apenas estou aposentando o Dr. Hodgkin, depois do tmo nossa relação será diferente, apenas de amizade, sem nenhum contato físico.

    C@rin

    ResponderExcluir
  2. C@rin, que texto mais fabuloso.

    Adorei.

    Muitos beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. E ai deu tudo certo? Como está se sentindo agora?

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin