Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Transplantes de Medula Óssea

Nesse período de folga do trabalho tenho enveredado por caminhos jamais imaginados por mim. Nunca me interessei pela área da saúde, tinha aflição de tudo, mas a vida nos obriga a mudar, nos obriga a crescer, e isso foi muito bom. Tenho conhecido pessoas e histórias lindas, histórias de determinação, garra e cura. Pude perceber a fragilidade dos seres humanos frente a células microscópicas, e também a inteligência humana aplicada à pesquisa médica e suas incríveis descobertas, que transforma esses mesmos seres frágeis, em gigantes com potencial para a vitória.

Os tratamentos para as doenças hematológicas evoluíram muitíssimo, contando hoje com várias possibilidades em caso de refração a um ou mais tipos de tratamento, ou até mesmo nas chamadas recidivas dessas doenças. Os recursos mais sofisticados englobam os transplantes de medula óssea. Existem dois tipos de transplantes de medula óssea: autogênico (autólogo) e alogênico (alógeno).

O transplante autogênico ou autólogo se dá quando o paciente recebe sua própria medula óssea, previamente retirada e conservada antes de uma quimioterapia forte, que extermine sua doença, o que também destrói sua medula, daí a necessidade de tê-la preservada e depois transplantada. Tal procedimento não requer testes de compatibilidade, nem oferece riscos de rejeição.

O transplante alogênico ou alógeno se dá quando o paciente precisa receber a medula óssea de outra pessoa, compatível com seu HLA. Nesses casos é preciso fazer vários exames de compatibilidade, e as chances de encontrar esse doador ainda não são grandes, pois apenas 25% dos pacientes conseguem encontrá-lo em sua própria família, e nosso país ainda não possui um grande cadastro de possíveis doadores de medula óssea.

O que é transplante de medula óssea?
http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=125 http://www.abrale.org.br/apoio_paciente/publicacoes/manuais/transplante_celulas_tronco.pdf


Hoje tive uma decepção!


Me decepcionei com a mediocridade de nosso país, com a falta de estrutura simples para a captação de novos possíveis doadores de medula óssea na cidade de São Paulo.O ÚNICO lugar onde é possível fazer a coleta dos 10 ml de sangue para o exame HLA, de compatibilidade, é a Santa Casa de São Paulo. Nem a Fundação Pró-sangue faz mais esse exame.

Seria muito importante que tivéssemos outros pontos na cidade em que pudéssemos fazer esse exame, posto que viabilizaria o aumento do número de possíveis doadores, encurtando-se distâncias.

Alguém sabe o motivo disto?

Penso que a centralização seja necessária em relação à confiabilidade, técnicas necessárias para o cadastro no REDOME, mas outros locais poderiam ao menos colher o material e enviá-lo para a Santa Casa, constituindo-se numa rede de captação de doadores.

Vamos nos mobilizar para isto, ou vamos deixar como está e só pensar no assunto quando o problema chegar em nossas portas?

3 comentários:

  1. Oláh... =)

    Pois é...a medicina está descobrindo mil coisas e continuará, como disse pra várias pessoas que me falaram "ahh se fosse eu teria caído em depressão, e num sei mais o que..." Se eu estivesse nos anos 60 ou 70, sim teria mesmo, mas afinal, estamos em 2009...ehehe
    O transplante Autólogo eu vou fazer, dá aquele friozinho na barriga, como a primeira vez na montanha russa...mas estamos aê...

    Concordo com sua indignação, muitas pessoas poderiam participar...mesmo que não doem(pela dificuldade de compatibilidade), mas só o fato de estarem no banco como possiveis doadores, trás um enorme conforto...

    Adorei seu blog...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. o problema também é a falta de interesse da população, já vi gente dizendo que não doaria pois tem aflição a agulha, poxa, a pessoa que está doente deve ter aflição a morte também, mas ninguém pensa nisso.


    muito antes do tadeu ter esse problema, lá quando eu tinha 15 anos, pensava em doar a medula, mas não tinha idade e peso, hoje conquistei o peso e a idade, mas acabei fazendo uma tatuagem e infelizmente não posso fazer doação ainda, mas sempre que posso, digo as pessoas pra terem mais amor ao próximo e fazer, inumeras vezes deixei meu telefone com pacientes no hospital que precisavam de tpo, caso eu pudesse fazer algo por eles, que me ligassem.


    e eu acho que o governo deveria fazer mais campanhas publicitarias com relação a isso.


    =* beijo.

    ResponderExcluir
  3. Sou doadora de medula a 14 anos. A alguns anos me mandaram uma carta para comparecer para fazer um novo exame de sangue por causa da possiblidade de compatibilidade com alguém.

    Lembro da minha agonia quando recebi a carta e a deliciosa sensação de poder a ajudar alguém.

    Infelizemente, nunca mais me contactaram novamente.

    A doação de medula, talvez seja tão desorganizado, que doação de orgãos......

    Mas, não sei se acompanhou recentemente o governo vai custear a procura e recepção de medula em bancos do exterior!

    Isto já é um ganho!!!!!!

    ACho que....... só percebemos a importancia de certas coisas, quando estamos do lado disto...... nunca prestei muita atençao neste lance de medula....... portanto:
    Não posso para falar da populaão em geral por causa da não doaçao....mesmo sendo doadora a anos!!!!

    beijos!

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin