Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Adeus ABVD!

ESTRANHA AMIZADE

Texto de Cristiane F. Silva

“ESSA CARTA FIZ EM AGRADECIMENTO A TÃO TEMIDA QUIMIOTERAPIA.E PARA QUE AS PESSOAS QUE AINDA VÃO PASSAR POR ELA NÃO A TEMAM TANTO, ELA NÃO É TÃO MÁ QUANTO FALAM, IMAGINEM SE ELA NÃO EXISTISSE O QUE SERIA DE NÓS?!

Tinha tanto medo de te conhecer. Sempre que falavam de ti era pra dizer coisas horríveis, falavam que eras tudo de ruim.

Tinha pavor de saber que um dia poderia te conhecer.

Mas como a vida trás surpresas, fomos obrigadas a sermos apresentadas.

Nossa! Como foi difícil aceitar a idéia que iria conviver contigo. Perdi o sono. Fiquei nervosa. Chorei demais. Só de pensar que essa convivência seria inevitável.

Lembro-me que no primeiro dia que fomos apresentadas tremi nas bases, pensei mil coisas, rezava, pedia a Deus pra não seres tão má comigo.

Passados sete meses convivendo contigo, vi que não eras aquilo que me fizeram acreditar, hoje passastes a fazer parte da minha estória de vida

Sei que me maltrataste, me transformaste, me deixaste sem cabelos, sem cílios, sem sobrancelhas, gorda, sem imunidades, enfim tudo de ruim.

Ah! Como me deixaste feia! Quantas furadas levei!!

Não queria te ver, mas só o fato de não poder te encontrar na data marcada já ficava em pânico, que coisa maluca!

Queria você de todo jeito. Como era estranho esse sentimento dentro de mim.

Hoje, minha amiga, é dia de dizer adeus. Despeço-me de ti, não vou dizer que vou sentir saudades tua, seria hipócrita demais, espero não precisar nunca mais de ti, mas te agradeço por tudo.

Entendi que enquanto me maltratavas estavas dando minha cura, mas uma chance de viver.

Não vamos nos despedir com lágrimas, mas com sorrisos de alegria de vitória e de missão cumprida, colocando na balança, sei que o saldo foi positivo.

Quero que continues fazendo amizades com quem precisa da tua ajuda, embora eu não deseje nem ao meu pior inimigo que venha a experimentar-te. Que a tua atuação possa ajudar a curar milhares de outras pessoas e que todos entendam e gostem de ti assim como eu aprendi a gostar. Tenho certeza que terão o mesmo sentimento que tenho por ti hoje: gratidão!

Saibas que já esqueci tudo de ruim que fizestes comigo, e só me resta dizer que foste para mim uma amiga inesquecível!

Adeus minha amiga QUIMIOTERAPIA, e muitíssimo obrigada por tudo.

CRISTIANE”

http://cristianefsilva.blogspot.com/2009/03/estranha-amizade.html

Essa carta me tocou na primeira vez que a li, numa comunidade do orkut. E naquele momento pensei que o dia de eu me despedir dessa amiga fosse inatingível. Não sei precisar a data, mas sei que foi no início do meu tratamento. E agora, nessa data significativa, e com lembranças não muito boas em minha vida, posso dizer, “de boca cheia”, que hoje é um dia feliz. Não mais será o dia em que não mais pude ver e ouvir meu pai e minha bisó, mas sim o primeiro dia após terminar a minha quimioterapia.

Como diz a querida Cristiane, foi uma amizade estranha, indesejável, temida, mas necessária, à qual também sou grata.

Ainda não é o ponto final do meu tratamento, mas é um marco feliz. No final do mês refarei meus exames, e principalmente, comprovaremos o excelente resultado da cintilografia com um PET-CT. Então tirarei alguns dias para descansar, e depois irei ao radioterapeuta para traçar meu plano de tratamento, no IBCC.

Não vejo a hora em que tudo isso acabe. Mas também dá uma pontinha de medo de acabar tudo… de voltar à vida normal e ter uma recaída. Pelo que tenho conversado, esse medo é normal, e é mais um que tenho de combater. E esse combate é vencido por ações, por realizações, ou seja, pela vida bem vivida!

Tenho muito a agradecer!

Durante esse tempo todo, desde o pré-diagnóstico, eu só tive pessoas carinhosas e competentes me assistindo e me apoiando. Pessoas de perto e de longe, velhos conhecidos e até amigos virtuais, que jamais teria contacto, se não fosse o tratamento. Tive a oportunidade maravilhosa de perceber que sou muito amada, tanto ou até mais do que eu amo. Talvez esses encontros com o Dr. Hodgkin tenham sido providenciados pela vida para que eu a escutasse, a entendesse de verdade.

Obrigada, família! Obrigada, Edson! Obrigada, amigos! Obrigada, médicos, enfermeiros, secretária! Obrigada, alunos (mesmo sem saberem desse tratamento)!

Obrigada, vida!

Sou feliz!

Blogger: Encontrando Dr. Hodgkin - Criar postagem

Um comentário:

  1. Gostei muitooooo do teu texto!
    Realmente eu detestei a "amiga" do meu irmão quando soube que ela ia fazer parte da vida dele, mas hoje sou-lhe muito grata por ela ter conseguido ajudar o meu irmão a vencer!
    Obrigada QT (como habitualmente lhe chamava)
    Obrigada Deus!
    Bjins

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin