Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

Quem não sabe aonde quer chegar, nunca achará como.
Sebastião Jardim

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Medula funcionando no 9º dia!

Hoje de manhã, quando terminei as medicações, ao me despedir da médica e da enfermeira, a médica me disse: "Vamos ver se essa medula pega hoje?"

Confesso que fiquei surpresa, pois domingo estava com apenas 100 leucócitos, e depois não soube mais os resultados. Então fui informada de que ontem tinha 900.

Hoje à tarde, quando cheguei para as medicações, a enfermeira me cobrou o bolo, pois minha medula pegou. E como pegou!!! Mais de 4.000 leucócitos.



Com a quimio antes do transplante, meu sistema imunológico, junto com o linfoma, foi "destruído", apagado, como quando formatamos um computador. Então as células-tronco que ficam sempre escondidinhas dentro da medula óssea (tutano do osso), foram previamente estimuladas a circular por todo o meu corpo e depois foram filtradas, coletadas e congeladas para depois da tal quimioterapia destruidora, me serem devolvidas (esse é o transplante). Agora sou como um bebezinho, sem imunidade, sem anticorpos. Por isso alguns cuidados terão de ser tomados na minha rotina daqui para frente. Mas isso é o de menos, o importante é viver bem, viver saudável novamente.

Agora as doses das medicações deverão ser reduzidas, e logo voltarei para casa. Lógico que viverei cercada de cuidados, principalmente na fase inicial, mas a casa da gente é o melhor lugar do mundo!

Com certeza o carinho que tive de todos aqui, aliado ao tratamento de qualidade e à cabeça que consegui, (às vezes aos trancos e barrancos) equilibrar, contribuiu muito para o êxito do tratamento.

Em novembro, mesmo depois de fazer 3 ciclos de ICE, apareceu-me um novo e dolorido nódulo na axila esquerda, o qual no PET-CT apresentou alta captação do "contraste", chegando a 8, quando o tolerável é até 3. Pois bem, esse gânglio tem sido minha medida para todo o processo do auto-transplante, durante as quimios pré-coleta, eles diminuíram um pouco e pararam de doer. Depois, nos dias de descanso, voltaram a me incomodar. E agora estão tão pequenos, que é difícil de encontrá-los e não doem mais nada.

Acho que em breve refarei os exames de imagem, e então teremos a dimensão do quanto a quimioterapia do transplante foi bem sucedida. Se ainda tiverem restado algumas "massas", partiremos para a radioterapia.



Fato curioso me ocorreu agora. Algumas pessoas com as quais eu não falava há meses, telefonaram-me hoje, pessoas que nem sabiam que eu fiz o transplante. E o mais pitoresco, foi que enviei um torpedo para o celular da minha irmã, que estava desligado (sem carga na bateria), e logo em seguida ela me telefonou. Disse que algo lhe disse para me ligar naquela hora, bem quando eu estava com a "grande novidade"! De qualquer modo, agora é época de alegria! De festejar a chance da vida se renovar. A chance de fazer a vida melhor daqui por diante. A chance de ser realmente feliz, em todos os âmbitos!

6 comentários:

  1. Parabéns, me emocionei com sua história. É esse cateter é um pouco assustador, mas o que vale é o resultado favorável. Um abração

    ResponderExcluir
  2. Mazé, a mãe do Caio21 de janeiro de 2010 às 23:49

    Carin....passei hj por aqui várias vezes para saber notícias, e fico muito feliz mesmo!
    Beijos nessa Medula...srsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Ê alegria arretada!
    Esta cearense que lhe fala ganhou o dia!
    Beijos,
    Nena.

    ResponderExcluir
  4. Carin,
    Parabéns!!!
    Nossa, que notícia excelente!
    Te cuida e dá notícias.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. rOSARIO FELIZ PARA CARIN FELIZ22 de janeiro de 2010 às 16:28

    Carin, que ótima noticias, depois de tr passado por momentos alfitivos.
    Essa medula é valente, assim como vc!
    E como diz uma amiga: Vamo que Vamo!
    TIM - TIM SAÚDE......

    ResponderExcluir
  6. Imensamente feliz!

    Imensamente feliz!

    Aliviada, feliz...muito feliz por vc e por sua felicidade!!!

    Vida longa e saudável!!

    Bjos

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin