Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

sábado, 13 de março de 2010

Hoje: Campanha em Itupeva/SP



19/02/2010 - 03h48m - Sexta-feira
Associação da Medula Óssea quer cadastrar 3 mil doadores voluntários em Itupeva
Gabriela Polli dos Santos
A Prefeitura Municipal de Itupeva irá realizar, no mês de março, uma grande campanha com o objetivo de cadastrar possíveis doadores voluntários de medula óssea.

A campanha é uma parceria com a administração pública, por meio da Diretoria de Saúde, com a AMEO – Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo.

A iniciativa partiu de uma reunião entre as duas partes, onde foi constado que no município de Itupeva há poucas pessoas cadastradas como doadoras de medula óssea. Quanto mais pessoas cadastradas, maior é o número de possibilidades do paciente encontrar um doador compatível.

Segundo a AMEO, a meta para esta campanha é cadastrar aproxima-damente 3 mil doadores voluntários.

O processo para o cadastro é muito simples:
- o interessado deve ter entre 18 e 55 anos;
- ter boa saúde;
- fornecer sua identificação e endereço para serem
colocados no banco de dados;
- colher um exame de sangue, uma pequena quantidade, 10ml (não é necessário jejum);

Quando houver um paciente, será verificado a compatibilidade com o doador, caso haja, outros exames serão realizados; após a confirmação, o doador será convocado para decidir sobre a doação.

A campanha para o cadastro acontecerá no dia 13 de março, das 10h às 16h, na EMEF Victória Cômodo R. Fernandes (Avenida Emílio Checchinato, 95, Jardim Buriti). Leve em mãos, RG, CPF e dois números para contatos de telefone fixos, para facilitar na comunicação, caso você seja compatível.

A história de quem espera um doador

Sou professora de Educação Infantil, na cidade de Itupeva. Em 4 de agosto de 2008, voltamos do recesso escolar. Após o replanejamento dos objetivos junto aos pais, traçamos metas para um trabalho em conjunto, como já estava sendo feito.
Infelizmente, nessa mesma data, percebi junto com as crianças, algumas manchas roxas em meu “peito e pescoço”, e logo depois, as minhas amigas de trabalho também questionaram o que seria “aquilo”.

Sem saber e sem sentir dor alguma, comecei a me preocupar e decidi então, ir ao médico assim que finalizasse o período de aula. A noite fui ao médico que solicitou alguns exames, entre eles, o de sangue, porém não fez nenhuma suposição do que poderia ser. Retornei sozinha e para minha surpresa, havia uma cadeira de rodas me esperando, pois segundo o médico que analisou os resultados dos meus exames, meu caso era grave com risco de hemorragia.

Fui internada direto na UTI, onde passei 15 dias por uma bateria de exames. Nesse período, fiz muitas transfusões de sangue e plaquetas, até que conseguiram estabelecer um controle. Porém o diagnóstico foi muito triste: LEUCEMIA LINFÓIDE AGUDA (câncer no sangue).

Depois da notícia permaneci internada, mas fora da UTI. Iniciei as quimioterapias, que foi uma fase complicada, pois tenho duas filhas: na época, a Júlia com 2 anos e a Ana Flávia com 5 anos. Sem dúvida, elas foram os motivos onde encontrei forças para voltar para casa, e Deus que literalmente me carregou em seus braços.

Em resumo, coloquei mais de 50 bolsas de sangue e umas 80 plaquetas. Neste primeiro momento da descoberta, onde o pessoal de Itupeva, colegas de trabalho, da igreja Cristo Salva e outros me ajudaram muito. Para as quimioterapias não tive intervalo, sendo que a última realizei em julho de 2009.

Devido as muitas transfusões, não tinha mais “veias” e precisei colocar um cateter/portocat, para ficar com acesso interno, atualmente tomo um medicamento novo, de alto custo R$ 20.000,00/mês-SUS, até que apareça um doador de medula óssea e eu realize o transplante.

Tenho duas irmãs que fizeram o HLA, teste para verificar a compatibilidade, e não deu um resultado positivo. Por isso meu médico me cadastrou no banco para receber o transplante e atualmente estou no aguardo de um doador.

Hoje posso dizer que estou bem, não estou fazendo transfusões e apesar de alguns efeitos colaterais do remédio, já consigo perceber alguns sintomas da “doença”, como cansaço, sono, fraqueza entre outros. Porém, é superável, pois estou em casa junto das minhas filhas e meu marido, tenho o apoio da minha mãe e das minhas irmãs que são minha vida.
Sempre fui uma pessoa agitada, independente, que não pedia ajuda as pessoas, e tudo se resolvia no tempo em que “eu queria”.

Como aprendizado posso dizer que minha vida praticamente parou: está sendo um tempo de reflexão, tempo voltado para minhas filhas, a Júlia que é uma criança especial e depende muito de mim.

Procuro fazer cursos, sempre que possível, pois adoro estar com as crianças e aprender com elas e sobre elas; não fico me culpando e questionando sobre o que aconteceu comigo... mas uma coisa tenho certeza, nada é por acaso e Deus sabe de nossas necessidades, portanto Ele está à frente das minhas dificuldades e o transplante será realizado se Ele permitir, caso contrário que se cumpra tua vontade.

Amém,

Elizabeth Oliveira Rodrigues


Fonte: http://www.jornaldeitupeva.com.br/noticia.php?id=100219034820

Um comentário:

  1. Olá!
    Está semana chegou meu cartão do doador AMEO agora sou doadora cadastrada mesmo quem sabe se posso ser doadora para alguem meu cadastro é:19359 Ameo (11)3333-4424
    (21)3970-4100
    só espero não desmaiar outra vez como aconteceu na doção de plaquetas.
    Muitos carinhos
    mãe

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin