Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

domingo, 2 de maio de 2010

Direito à saúde - PROCON

Os usuários de planos de saúde que têm tratamentos ou exames negados, desde que não sejam planos empresariais ou contratos por adesão de associações/entidades de classe ou sindicatos, podem recorrer ao PROCON para resguardar seu direito a exames como o PET-CT e outros procedimentos necessários ao tratamento oncológico mesmo que não constem do rol de procedimentos da ANS.

Em São Paulo, esse serviço está disponível nos postos do Poupatempo da Sé, Santo Amaro e Itaquera.

E um lembrete: todo paciente oncológico tem direito à prioridade na Justiça.

Instância Superior : Sec. Justiça e da Defesa da Cidadania                                                           

Órgão : PROCON - Fund. Proteção Defesa do Consumidor                                                            

Descrição :
Registros, conforme disposto na Lei 10.177/98, de problemas na contratação de planos de saúde (convênios médicos e odontológicos) que causaram prejuízo ou ameaça aos direitos do cidadão consumidor, referentes a:

- condicionamento da compra de um serviço a outro (venda casada)
- contratação fora de estabelecimento comercial (exposições, feiras, Internet, por telefone, quiosques e showrooms)
- falta de clareza das disposições contratuais
- falta de clareza na prestação do serviço
- falta de registro ou registro indevido na ANS (Agência Nacional de Saúde)
- má qualidade da prestação do serviço (descredenciamentos, demora na expedição de guias ou autorizações, demora no reembolso, problemas no envio de boletos de pagamento)
- negativa de atendimento (ex: carências, pré-existências, exclusões)
- preço (reajuste anual e reajuste por faixa etária)
- publicidade enganosa ou abusiva
- recusa (sonegação) de entrega de documentos e recibos (notas fiscais, apólices, contratos, pedidos, propostas de adesão, etc.)
- recusa de contratação
- rescisão do contrato por parte do convênio

Prazo: 120 dias (artigo 33 da Lei 10.177/98)

ATENÇÃO! Verifique no link "Pesquisar locais de atendimento", se o serviço está sujeito a término de senha no Posto desejado.

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TaxaNão há                                                                                                                                          

Outros Nomes pelos quais o Serviço é conhecido:
Denúncias, processos administrativos, procedimentos administrativos, sanção administrativa, sanções administrativas, fiscalização, fiscalizações, reclamação, Procon, dentistas, associações, associação, saúde, convênios médicos, odontológicos, seguros, cooperativas

Pré-Requisitos:
01 - A reclamação deve tratar de relação de consumo (compra de produtos ou contratação de serviços)

02 - A reclamação deve estar prevista e respaldada pelo Código de Defesa do Consumidor, Lei Nº 9.656/98 e Regulação de Agência (ANS)

03 - Pedido inicial do consumidor na fase de consulta não ter sido atendido

04 - Ser o próprio consumidor ou procurador

05 - Ser maior de 18 anos
Para menores: a reclamação deve ser formalizada pelo responsável legal.

Documentos:
01 - RG - original
Do consumidor ou do responsável legal ou do procurador.

02 - Contrato
Pode ser substituído por: Proposta de Adesão ou Apólice.

03 - Declaração de Saúde - cópia simples
Se houver.

04 - Termo de Aditamento - cópia simples
a) Se houver; b) Também usualmente chamado de Aditivo Contratual ou Adendo.

05 - Pedidos e relatórios médicos - cópia simples
Se houver.

06 - Recibos de pagamento - cópia simples
12 (doze) últimos (se houver).

07 - Documentos comprobatórios do assunto reclamado - cópia simples
Exemplos: notas fiscais, cupons fiscais, comprovantes de pagamento de despesas não cobertas, folhetos/anúncios publicitários.

08 - Procuração - original
a) Quando solicitado por procurador; b) Não é necessária firma reconhecida; c) Modelo pode ser obtido no Poupatempo ou nos Postos de Atendimento do Procon.

Locais de Atendimento na cidade de São Paulo: Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera


Tipo de local :POUPATEMPO
Nome :Poupatempo Itaquera
Endereço :Avenida do Contorno, 60
CEP :08220-380
Bairro :Itaquera
Cidade :São Paulo
Referência :Ao lado da Estação Corinthians-Itaquera do Metrô.
Tipo de Serviço :Executa o Serviço e Presta Informações
Tempo de execução :vide descrição
Obs :O serviço, devido a grande procura, é sujeito a término de senha no intervalo entre a consulta ao Guia de Informações e sua chegada ao Posto.
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Tipo de local :POUPATEMPO
Nome :Poupatempo Santo Amaro
Endereço :Rua Amador Bueno, 258
CEP :04752-000
Bairro :Santo Amaro
Cidade :São Paulo
Referência :Próximo ao Largo 13 de Maio e ao Terminal Rodoviário de Santo Amaro
Tipo de Serviço :Executa o Serviço e Presta Informações
Tempo de execução :vide descrição
Obs :O serviço, devido a grande procura, é sujeito a término de senha no intervalo entre a consulta ao Guia de Informações e sua chegada ao Posto.
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Tipo de local :POUPATEMPO
Nome :Poupatempo Sé
Endereço :Praça do Carmo, S/N
CEP :01019-020
Bairro :
Cidade :São Paulo
Referência :Próximo ao Metrô Sé, atrás da Igreja do Carmo
Tipo de Serviço :Executa o Serviço e Presta Informações
Tempo de execução :vide descrição
Obs :O serviço, devido a grande procura, é sujeito a término de senha no intervalo entre a consulta ao Guia de Informações e sua chegada ao Posto.

Horários de atendimento:
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sab.
Dom.
de:
07:00
07:00
07:00
07:00
07:00
07:00
até:
19:00
19:00
19:00
19:00
19:00
13:00




Um comentário:

  1. Carin, acho muito importante essas postagens de orientação sobre direitos do paciente que foi coloca no blog. A quantidade de pacientes que não tem noção de seus direitos é imensa!

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